segunda-feira, 23 de julho de 2012

POLUIÇÃO PREJUDICA QUILOMBOLAS - FEIRA DE SANTANA - BAHIA - BRASIL


[fonte - Dilton Coutinho, ACORDA CIDADE – Feira de Santana – Bahia - Brasil]

Poluição ambiental prejudica comunidade quilombola em Feira de Santana

Em torno do esgoto a céu aberto é comum a presença de crianças brincando sem saber dos riscos que correm com a possibilidade de contrair doenças diversas.

22/07/2012 23:17


Ney Silva e Daniela Cardoso

Os moradores do bairro São João do Cazumbá,  uma comunidade quilombola localizado na área do CIS (Centro Industrial do Subaé) estão enfrentando sérios problemas devido a poluição ambiental. As crianças de uma pré-escola da rede municipal de ensino são quem mais sofrem com o mau cheiro provocado por uma rede de esgoto estourada e pelo odor exalado por chaminés das indústrias. 


O bairro, que geograficamente fica em uma depressão, não tem rede de esgotamento sanitário e a única rede que é para água pluvial também recebe dejetos das casas, incluindo as de um conjunto do antigo Pranolar. A rede de esgoto estourou na rua do Cravo em frente a escola municipal Margarida Brito de Oliveira. 



Em torno do esgoto a céu aberto é comum a presença de crianças brincando sem saber dos riscos que correm com a possibilidade de contrair doenças diversas. 



A professora, Maria Nice Oliveira, informou que as crianças com idades que variam de três a cinco anos não suportam a intensidade do mau cheiro dentro das salas. Ela disse que a situação é complicada, porque além do mau cheiro provocado pela rede de esgoto estourada, a poluição do ar é intensa em decorrência da produção das fábricas.



“De manhã cedo o mau cheiro é muito forte, as crianças reclamam e estão até com problemas respiratórios, tendo que ser levadas a postos de saúde. Muitas delas ficam sem estudar, porque estão doentes em casa”, afirmou Maria Nice. 


A dona de casa Marina Rodrigues da Silva é uma das mais prejudicadas com a rede de esgoto estourada que fica na porta da casa dela. “Essa situação é muito ruim, porque o mau cheiro é forte, principalmente durante a tarde com o sol quente”, reclama a moradora. 


A presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e dos Direitos Indígenas, Lurdes Santana, confirmou ao Acorda Cidade que o bairro São João do Cazumbá é realmente uma comunidade quilombola. 

Ela conta que aquele bairro está esquecido pelas autoridades, mas que já foram encaminhados relatórios ao governo Federal e a secretaria estadual da Igualdade Racial. “De todas as comunidades quilombolas de Feira de Santana, o São João do Cazumbá é o mais carente”, afirma Lurdes. 

Ela informou que os problemas não envolvem apenas o meio ambiente, mas também, a questão educacional, porque a escola precisa melhorar sua estrutura e faltam ações relacionadas ao esporte e ao lazer para afastar as crianças e adolescentes das drogas. 

Lurdes Santana lembra que o bairro São João do Cazumbá é uma das comunidades mais antigas de Feira de Santana, onde historicamente Lucas da Feira convivia com a comunidade. Ela lamentou que existem muitos entraves sociais no Brasil e que os recursos destinados a essas comunidades demoram de chegar. 

Segundo ela, o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Barbagelata, está tendo boa vontade para resolver algumas situações das pessoas que vivem naquele bairro e já programou uma visita a partir da próxima segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário