sábado, 7 de julho de 2012

TRADIÇÃO LIBANESA DOS REFRESCOS


ENTREVISTA COM KAMAL MOUZAWAK
fundador do primeiro mercado popular rural de Beirute
[fonte Estadão.com.br, 
30 de novembro de 2011 | 18h 24]





O melhor lugar para experimentar refrescos exóticos no Líbano é o souk El Tayeb, o mercado de fazendeiros, em Beirute. Inaugurado pelo libanês Kamal Mouzawak, em 2004, o lugar nasceu com o objetivo de preservar tradições culinárias do país e permitir que os moradores da cidade tivessem acesso aos produtos de qualidade, produzidos nas fazendas.



 
(Restaurante Tawlet - Beirute - Libano)


Lá, há um restaurante, o Tawlet, comandado por todos e por ninguém. Cada dia um produtor assume a cozinha para mostrar as tradições da mesa de sua região - é possível provar grande variedade de refrescos, como conta Kamal, em entrevista concedida à reportagem do Paladar, por e-mail.
Com que bebida os libaneses se refrescam?

Os refrescos mais comuns são feitos com água e flor de laranjeira ou água de rosas. Ambos são elaborados por destilação das flores - a de laranjeira na primavera, a rosa em maio. A rosa é usada também no preparo de um xarope, sem açúcar, que costuma ser misturado com água e gelo. É bem refrescante.

(Beirute)


Quando se toma refresco?

Bebemos regularmente, o ano todo e não apenas em ocasiões  especiais.

Refresco se compra pronto ou se faz em casa?

As pessoas costumavam fazer em casa, isso era parte do "mouneh" (a tradição de se conservar alimentos no Líbano). Com o inverno rigoroso nas montanhas, as pessoas estocavam alimentos, fazendo conservas e refrescos. Era um processo artesanal, flores e ervas eram fervidas em alambiques. Hoje esses refrescos estão em mercados.

Se tivesse de sugerir um refresco no Tawlet, qual seria?
Muitos, mas principalmente o café blanc (preparado com água de flor de laranjeira). /

Nenhum comentário:

Postar um comentário