A FLORESTA EM LUGAR DA CIDADE (3)
Blogue CIDADE
Se uma peste, uma epidemia dizimasse todos os seres humanos - e só os seres humanos! - do planeta Terra, aí sim teríamos literalmente a floresta em lugar da cidade.
Isto porque se hoje - que estamos todo(a)s vivo(a)s, inclusive os prefeitos municipais, povoando o planeta - o mato está tomando conta de algumas cidades ... imaginem sem nenhum ser humano, nem prefeitos, nem garis, nem jardineiros ... as árvores sem podas, a vegetação (o mato, os arbustos), as matas ciliares ... tudo isso cresceria sem controle e, com o passar das décadas, dos séculos, essa biomassa terminaria por cobrir os edifícios mais altos de uma cidade.
Mais: animais hoje domésticos recuperariam ou inaugurariam que há de mais selvagem e agressivo de dentro das profundezas de seu ser biológico. Gatinhos e cachorrinhos das senhoras e das crianças se transformariam em feras famintas, sanguinárias e incontroláveis. Lembremos que há animais que chamamos domésticos porque, ao longo dos séculos, nós humanos os domesticamos; nós substituimos ou tentamos substituir toda a selvageria deles pela condição de conosco conviver em nosso domus, em nosso domicílio.
Esperamos que tal epidemia jamais venha a acontecer. Enquanto isso, cidades tentam convivência a mais pacífica com os bosques, com as florestas ... a ponto de muitas cidades abrigarem e abraçarem o que se chama floresta urbana.
--------
(amanhá, sexta-feira, mais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário