segunda-feira, 30 de julho de 2012

BAIRRO, BARRO QUE ME CO MOVE - (1) SAÚDE - SALVADOR - BAHIA - BRASIL

BAIRRO, BARRO QUE ME CO MOVE (1)

O bairro é quase uma nação - ainda que não se tenha nele nascido. Ainda assim, a primeira referência que damos a alguém que nos pergunta onde moramos (?), a resposta imediata é bairro TAL, QUAL ... Depois é que, se indagados, fazemos referência à rua e outros detalhes do  nosso endereço.

É o  bairro que criticamos (falta de coleta de lixo, problemas de mobilidade, ausência de serviços ...) ou, apesar dos pesares, o  defendemos exibindo-lhes as vantagens e belezas. Ainda existem hoje em dia (2012) grupos de jovens que, na defesa de seu bairro e contra moradores de outros bairros de uma mesma cidade,  enfrentam desde lutas, brigas no corpo-a-corpo,   até troca de pauladas, pedradas e, lamentavelmente, uso de armas brancas (facas, facões, navalhas ...) e de fogo. 

Abrimos, esta série de postagem com a Saúde, um bairro identidficado por  ruas e casarões do século XVIII/XIX (boa parte deles arruinados).

Antes, vale explicar que o uso da expressão barro resgata o sentido bíblico de tudo o quanto simbolicamente pode servir para  construir ... desde Adão (existe até um tipo de barro chamado "adão") até a base concreta e a solidez de nossa identificação com o bairro em que residimos e do nosso cotidiano que transita para dentro e para fora de seus domínios administrativos, geográficos, formais ou  simbólicos.

A expressão "que nos co move", assim separada (co+move) abriga, primeiramente, um sentido de coletivo, de comunidade ... lugar urbano onde nos movemos coletivamente (co movimentação). E em segundo plano, guarda o tonus emocional da comoção; estamos co movidos e comovidos ao transitar e ao sentir nosso bairro.

Blogue CIDADE 





BAIRRO DA SAÚDE 

http://saudeamostra.wordpress.com 



SALVADOR - BAHIA - BRASIL




(Lar Franciscano Santa Izabel, imóvel do  século XVII)



 
(Igreja de Nossa Senhora da Saúde)









Nenhum comentário:

Postar um comentário