terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SÃO LUIS/ MARANHÃO 400 ANOS - AINDA E SEMPRE

SÃO LUIS/ MARANHÃO/BRASIL - 400 ANOS 
AINDA E SEMPRE



Não que haja alguma cidade brasileira, capital ou não, que se deva deixar para última prioridade o ato de visitá-la. Mas a quatrocentona São Luiz do Maranhão precisa ser roteiro e destino obrigatórios para brasileiros e estrangeiros visitantes e/ou estudantes.

O acidente geográfico ilha certamente contribuiu para que o velho centro antigo (Praia Grande e outros locais) tenha sido poupado dos detalhes sórdidos da sanha turísitica e da insanidade imobiliária. Preservaram-se, mais que em outras cidades brasileiras igualmente quatrocentonas, seus azulejos e casarões azulejados, o  calçamento privilegiado e os topônimos românticos  de suas ruas e praças ... no lugar das velhas bajulações politiqueiras. 

Que bom que a chamada São Luiz 'moderna' escafedeu-se, com celeridade, para o continente, para o depois da ponte.




Não que, nem mesmo em  São Luis,  se tenha conseguido 100% de preservação. Mas, afinal, qual cidade antiga brasileira conseguiu esse percentual? Salvador, com seu Pelourinho maculado em "terra pra 'inglês' ver" ... onde - contrariando a tendência universal - a função habitacional foi substituída por bares e restaurantes "pra 'inglês' ver"? Onde espaços habitacionais foram transformados em depósitos de cervejas e e de pets? Uma peste que trouxe, para o centro antigo de Salvador,  insegurança e falta de higiene.



Mas voltemos a São Luis para a qual todas as homenagens ... de escolas de samba a loas ...  ainda serão poucas e irrisórias ante a grandeza desta bela e original cidade ... que não sonegou nem denegou sua forte influência francesa ... negra e indígena ... que não sonegou nem denegou sua condição geográfica, cultural, religiosa e culinária de ser Norte e Nordeste a um só tempo e um só lugar.



A única cidade brasileira em que no dia-a-dia do(a)  habitante comum em seu falar cotidiano, podemos ouvir o TU (para pessoas íntimas e co hecidas)  e o VÓS (respeito, deferência) antecipando o verbo DE FORMA CORRETA À  LUZ DA NORMA CULTA dessa nossa "última flor do Lácio inculta e bela" também conhecida por Língua Portuguesa.

Os feriados da Semana Santa estão a chegar. E este Blogue recomenda, em  todas línguas, a seus leitores de todas as línguas ...

... VISITEM (VISITAI) SÃO LUIS DO MARANHÃO ...

(E NOS COMENTE SUAS IMPRESSÕES)





4 comentários:

  1. em breve indo a maranhão...visitar São Luiz

    ResponderExcluir
  2. e uma cidade verdadeiramente incrivel quem foi nunca esquece...........

    ResponderExcluir
  3. muito lindo . quando vou a sao luis nao quero nem voltar...

    ResponderExcluir

  4. Acabei de chegar de São Luis.Uma cidade que me surpreendeu de forma muito positiva.São Luis é linda,merece e precisa ser conhecida pelos brasileiros.Gostei demais!!!!

    ResponderExcluir