terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DIMENSTEIN - SALVADOR É UMA MENTIRA

[extraído do jornal Tribuna da Bahia. (on line) Salvador (Bahia - Brasil), 7 de fevereiro de 2012]

SALVADOR É UMA MENTIRA

Gilberto Dimenstein


Sou de uma geração que via em Salvador a terra da felicidade e da criatividade por causa de gente como Gil, Caetano, Glauber, Jorge Amado, Verger, Bethânia, Gal, João Ubaldo, e por aí. Essa imagem de alegria e da descontração ficou por causa do majestoso Carnaval de rua. Mas é uma mentira --e a violência que se vê ali, depois da greve, é um retrato profundo.

Por razões familiares, vou com constância para Salvador e o que vejo é uma cidade cada vez mais decadente e violenta --vemos isso pelo lixo na rua e pelos indicadores de morte na periferia, além do aumento do roubo.

Mas o pior sinal, o mais trágico, é a gigantesca fuga de cérebro da cidade. São talentos da publicidade, da medicina, do marketing, das finanças, que vêm para São Paulo ou Rio. É gente simbolizada por tipos como Nizan Guanaes. Tire os baianos da publicidade paulista e tente imaginar quantas empresas a menos teríamos --e quantos prêmios não viriam.

Com tantos talentos, São Paulo deveria pagar royalties para a Bahia. Recife para segurar seus talentos criou, por exemplo, o Porto Digital e passou a exportar software.

Os baianos que conheço, principalmente os que saíram, são muito mais duros com Salvador que eu estou sendo neste momento.

A boa notícia é que dá para reverter, como mostra o Rio, cada vez mais exuberante economicamente. Mas o êxodo de cérebros faz desse desafio quase uma missão impossível.

-----------------_____________
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário