sexta-feira, 7 de outubro de 2011

TOTENS ... JURACI DÓREA - FEIRA DE SANTANA - BAHIA / BRASIL

TOTENS URBANOS - FEIRA DE SANTANA 

 BAHIA / BRASIL


Praça da Bandeira - região central de Feira de Santana. Obra do escultor, pintor  e xilogravador  Juraci Dórea, nascido em 15 de outubro de 1944, em Feira de Santana.


"As esculturas e murais de Juraci Dórea são uma arte pública, que propõe uma alternativa à arte das galerias tradicionais, normalmente ao alcance de um público muito mais restrito e elitista e que não tem interesse em expor a cultura popular sertaneja. O arte de Juraci torna-se portanto uma arte popular, popular pelo seu acesso livre a todos, à margem dos circuitos convencionais; e popular, no sentido em que se inspira de uma realidade e reproduz uma tradição cultural, um imaginário coletivo. É uma arte que não se encaixa na “ Grande Arte ”, universal e acadêmica, convencional e rígida. Pelo seu caráter massivamente visível, e pelo fato de ser propriedade pública, a arte de Juraci pode até ser caracterizada de “monumental”."(*)

________________
(*)
GUÉROIS, Rozenn -   "Memórias e Identidades sertanejas na arte de Juraci Dórea" - trabalho apresentado ao XI Congresso Internacional da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada)  - Tessituras, Interações, Convergências -  13 a 17 de julho de 2008 - Universidade de São Paulo (USP)  – São Paulo (SP) Brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário