quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ESTUPROS NOS VAGÕES DO METRÔ DE SÃO PAULO (BRASIL) (1)

ESTUPROS NOS VAGÕES DO METRÔ DE SÃO PAULO (BRASIL) (1)
Do G1 SP 08/07/2011 14h45 - Atualizado em 08/07/2011 15h40

POLICIA DE SP REGISTRA CASO DE ESTUPRO DENTRO DE VAGÃO DE METRÔ
Crime aconteceu em 19 de abril na Linha 2-Verde, segundo boletim.
Metrô de SP afirma não ter registrado nenhuma ocorrência na data.
Uma supervisora de vendas de 26 anos diz que foi vítima de violência sexual dentro de um vagão da Linha 2-Verde do Metrô no dia 19 de abril, de acordo com boletim de ocorrência registrado no 78º Distrito Policial, nos Jardins. Ela seguia no sentido Vila Madalena quando teria ocorrido a agressão, entre as estações Paraíso e Brigadeiro. O Metrô afirma não ter registrado nenhuma ocorrência contra “a dignidade sexual de usuário” na data. O caso foi noticiado na edição desta sexta-feira (8) do jornal "Agora São Paulo
A vítima relatou na delegacia que o vagão estava cheio e um homem se aproximou. Ele a segurou pelo braço, disse para a mulher ficar quieta e ameaçou machucar o rosto dela. Ainda segundo o boletim, o criminoso colocou uma das mãos embaixo da saia da jovem e a violentou. Outros passageiros perceberam e intervieram, mas não conseguiram segurar o homem, que fugiu.
A vítima relatou na delegacia que o vagão estava cheio e um homem se aproximou. Ele a segurou pelo braço, disse para a mulher ficar quieta e ameaçou machucar o rosto dela. Ainda segundo o boletim, o criminoso colocou uma das mãos embaixo da saia da jovem e a violentou. Outros passageiros perceberam e intervieram, mas não conseguiram segurar o homem, que fugiu.

A jovem ficou com algumas escoriações no rosto e foi encaminhada ao Hospital Pérola Byington para  atendimento. O caso acabou registrado como estupro no 78º Distrito Policial e encaminhado para a Delegacia do Metropolitano (Delpom), que cuida de ocorrências dentro do Metrô e em suas imediações, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Em nota, a companhia afirma que “nenhuma ocorrência que tenha atentado contra a dignidade sexual de usuário do Metrô foi registrada no sistema metroviário no dia 19 de abril de 2011”. Segundo a empresa, a investigação do caso que teve o boletim lavrado no 78º DP “está a cargo da autoridade policial”. “O Metrô recomenda que qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros seja imediatamente comunicado a um funcionário do Metrô para as providências cabíveis”, completa a nota.

O registro do caso como estupro aconteceu por causa da mudança na lei. Antes, o estupro era definido como constranger a mulher à conjunção carnal mediante o uso de violência. Desde 2009, atentado violento ao pudor e ato obsceno também são enquadrados como estupro.

Abusos

Em reportagem publicado em abril deste ano, o G1 revelou que trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registram, em média, seis ocorrências de atentado ao pudor por mês. São em média três casos por mês no Metrô e outros três nas seis linhas da CPTM.

Na época, o Metrô disse que seguranças uniformizados e à paisana circulam inclusive nos vagões para coibir atitudes irregulares. O encaminhamento das ocorrências é efetuado diretamente para a Delpom, localizada na Estação Barra Funda. Quem se sentir vítima ou presenciar outra pessoa nesta situação deve acionar a segurança, para ser imediatamente atendido.


MULHER SOFRE TENTATIVA DE ESTUPRO NO METRÔ DE SÃO PAULO

TERRA 21 de julho de 2011 • 13h11


Uma mulher foi vítima de uma tentativa de estupro na estação Sacomã do Metrô de São Paulo. Segundo a companhia, a ocorrência foi registrada na última terça-feira na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) como ato obsceno, lesão corporal e ameaça. A vítima conseguiu fugir antes que o suspeito praticasse o ato. Ninguém foi preso.

De acordo com o Metrô, câmeras instaladas na estação Sacomã registraram a tentativa de estupro e as imagens serão disponibilizadas à autoridade policial, que conduzirá a investigação.

Em nota oficial, a empresa recomenda "que qualquer comportamento inadequado percebido pelos passageiros seja imediatamente comunicado a um funcionário do Metrô para as providências cabíveis". Essa comunicação pode ser feita pessoalmente ou via SMS-Denúncia (11 7333-2252  que funciona 24h por dia. O serviço SMS garante total anonimato aos denunciantes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário