Share
Como era de se esperar a Feirinha Gastronômica traz variedade e diversidade, chefs famosos e cozinheiros desconhecidos, tudo saboroso e sempre com um quê de diferente. Para nosso primeiro domingo (17/02) trazemos uma variedade de cozinhas e nacionalidades expondo e mostrando o melhor que São Paulo pode oferecer.
Um espaço aberto para o encontro entre os amantes da boa gastronomia e os apaixonados por panelas e fogão. Parte feirinha hippie, parte experimentação gourmet, o evento trará toda semana barracas ao livre com chefs, estudantes, inventores, curiosidades e produtos da gastronomia de São Paulo.
Hospedada na rua Girassol 309, na região da Vila Madalena, e aberta todos os domingos entre as 11h e 19h, a feira é de fácil acesso para todos e um local divertido para ir conhecer os pratos e pessoas circulando no bom cheiro que fica no ar.
A feirinha é a mais nova iniciativa da chef Daniela Narciso e do produtor cultural Maurício Schuartz, os organizadores do Chefs na Rua ( evento que levou chefs famosos para as ruas de São Paulo à preços populares), que estão trazendo a filosofia da boa comida a céu aberto para o final de semana.
Com variedade e diversidade, chefs famosos e cozinheiros desconhecidos, tudo saboroso e sempre com um quê de diferente. Veja o quais as comidinhas estarão na feira do dia 17 de fevereiro:
Z-Deli Sanduíches - Inspirado nos tradicionais delicatessens novaiorquinos, o Z-Deli sanduíches fará uma edição especial do seu sanduíche de Bagel e Lox com Cream Cheese especial de ervas criado para o evento.
162 Station - Celebrando o aniversário da criação da Hamburgueria 162, o chef Allan Prisco apresentará na Feirinha o tradicional Hambúrguer 162 e um hambúrguer comemorativo em versão mais contemporânea na mesma pegada do 162 Station com toque japones em pão preto, com a carne temperada em missô e sunomono ao invés de pickles.
Gelato Boutique - Para os amantes do gelato, uma oportunidade imperdível! Pela primeira vez no Brasil, a chef premiada no Firenze Gelato Festival 2012 apresenta seus originais sabores em um autêntico carrinho retrô, feito a mão por artesãos italianos, em uma exclusiva pré-estréia de sua gelataria gourmet.
Suri - Em celebração ao mês do Carnaval, o chef Dagoberto Torres preparará uma costelinha assada com 7 pimentas, acompanhada de batatas salgadas, que são batatas bolinha cozidas e servidas com sal, e vinagrete. Normalmente servida na folha de bananeira, é um prato colombiano muito tradicional de churrascarias e lanchonetes de estrada.
Di Più - Jonathan Lauriola estréia sua marca própria de massas artesanais para delivery preparadas com ingredientes orgânicos e um blend próprio de farinhas. Servindo Gnocchi di Batata al Ragu Bolognese e Tortelloni Verdi al Pomodoro Rustico.
O Gato Persa - A cozinha iraniana é riquíssima e sofisticada, porém com uma presença não reconhecida no Brasil. Farhad Barapourian nos apresenta essa rica e “nova” cozinha que provoca interesse pelas especiarias inéditas utilizadas e combinação original de aromas e sabores. Nessa edição, serão servidos lanches do tradicional bolinho de grão-de-bico e de frango cozido com açafrão, todos podendo ser temperados com diferentes molhos caseiros.
La Madrileña -  Buscando proporcionar ao público uma experiência gastronômica autenticamente espanhola com pratos caseiros, elaborados à partir de receitas tradicionais da família de Edson Sarabia. Eles trarão para a Feirinha a tradicional tortilla espanhola, com batatas e cebola, além de saborosas croquetas de sabores variados.
AnaSama -  Para a Feirinha Gastronômica, Ana Samadello trará brownies de brigadeiro e blondie com gotas de chocolate ao leite,doce que é parecido com o brownie, mas feito com chocolate branco, e, além disso, apresentará duas novidades do cardápio que serão lançadas durante o evento: Chocolate Meio Amargo com Pistaches, uma alternativa para o tradicional brownie com nozes; e Chocolate Meio Amargo com Mel de Figo, Damascos e Castanha-do-Brasil, aposta para 2013 e que reflete uma das premissas da marca, que é valorizar os ingredientes nacionais e aproximar cada vez mais este doce do paladar do brasileiro.
Samara Cozinha Libanesa -  Libanês de origem, há poucos anos no Brasil, Roberto Kerbage é estudante de gastronomia da Alain Ducasse Formation na Estácio de Sá e prepara delícias de sua terra natal sob encomenda. Sua forma de lidar com os sabores da sua infância e o preciosismo com que cuida de cada detalhe e tempero de seus pratos se traduzem em qualidade. Roberto irá preparar e assar na hora kibes e esfihas fresquinhos em sua barraca.
O Pico - Dono de um bar de espetinhos, Ricardo Hatanaka experimenta com molhos e temperos para seu tradicional produto. Os resultados são pão de alho com muzarela, picanha com molho de wasabi, salmão com molho de maracujá e alecrim, costelinha suína marinada no missô, sobrecoxa de frango com molho tarê-yaki e shimeji com shoyu presos na vareta de madeira.
Paladar Vegan -  Explorando diferentes ingredientes, sabores e texturas que somente a gastronomia vegana permite, Inti Mendez prepara uma feijoada vegan que leva ingredientes inusitados, como shitake, coco frito e tofu defumado. Além de preparar um sanduíche com banana nanica verde e molho especial.
Romy’s Pies & Cookies - Doces ingleses e escoceses feitos por Romy Hochfield, uma simpática senhora que traz toda sua experiência de vida nas terras altas do Reino Unido para todos que querem se acabar no doce. Ela estará lá pessoalmente com seu sotaque tipicamente escocês,  sticky taffy pudding (bolinho de caramelo com calda) e shortbreads (biscoitos amanteigados típicos).
Creative Commes –  Projeto de cozinha experimental, Raquel Blaque transforma pratos tradicionais da comida brasileira em versões para as ruas com sabores improváveis e fantásticos. Servirá os sanduíches Beri-Beri (antepasto de berinjela com semente de mostarda e castanha do Pará), Toma-Toma (tomate seco, rúcula, picles, gorgonzola e salsão) e Jaspion em versão Califórnia (salmão com alho poró, acelga, chutney de manga com melaço, semente de mostarda e cream-cheese caseiro). Além disso, você poderá provar seus rondellis Animal Collective e Vegetal Collective, enroladinhos de couve recheados com banana e carne seca ou tomate seco.
Luiz Emanuel - Como surpresa de última hora, a feirinha também contará com a participação do chef Luiz Emanuel, antes responsável pela cozinha do restaurante Allez Allez, e de seu renomado steak tartare com batatas.
Pasteizinhos da Jeh - Receita tradicional de sua família em Pilar do Sul, Jéssica Isaac prepara um pastelzinho que traz em seus ingredientes a leveza e o sabor delicado da farinha de milho, além da vantagem de não conter glúten. Durante a Feirinha serão servidos pastéis de palmito, camarão, frango e queijo. Além disso, sua irmã Karen trará bolos de abacaxi, morango e chocolate.
Fome que nem me contem - Fernanda Moura Campos, Aline Ribeiro e Anderson Ragassi são alunos de gastronomia e se reuniram para testar seus dotes culinários e estreiar no papel de “Chef de Barraca” por um dia. Para não errar, usaram a receita de Chilli com Nachos que já faz sucesso nas festinhas entre amigos que sempre chegam “com uma fome que nem me contem”.
Deli Garage - Empenhada em popularizar a terrine, Fernanda Valdívia servirá diversas opções do tradicional prato da culinária francesa. Com opções de sanduíches recheados com terrine de Campagne, ovelha, e legumes com queijo cabra, todos acompanhados com alface, mostarda, e picles. Para aqueles que precisam de um docinho, ela também servirá uma terrine para açucarar as papilas gustativas.
Lica Siviero – Gelées, Confitures et Marmelades - Lica Siviero começou a desenvolver suas geléias artesanais ainda quando estagiava na França. Agora, de volta ao Brasil, ela dá continuidade ao seu projeto, sempre à procura de misturas e ingredientes inusitados, procurando harmonizar sabores, texturas, cores e aromas especiais. Para a Feirinha ela trará uma seleção de suas melhores criações, para você levar para casa e se deliciar.
GonChoc - Uma doceira de mão cheia, Ana Gonçalves prepara brigadeiros inusitados, usando frutas tropicais e um processo bem caseiro para fazer bolinhas de cupuaçu, pequi, jabuticaba, graviola, aqui a imaginação é o limite, e seremos todos surpreendidos com a seleção que ela levará para a Feirinha. Ela ainda nos apresentará seu alfajor, feito com o esmero de seis anos de experiências e provas para chegar ao sabor e textura tanto desejados.
Livraria Gourmet + Cook Lovers –  Como a arte é uma das melhores formas de resistir à correria do dia a dia, e uma comida bem feita é uma obra prima, o chef André Boccato lança sua marca editorial CookLovers, com uma série de livros e propostas de interatividade culinária, perfeita para reunir os amigos ou cozinhar em família. Belissimamente ilustrado, os livros são apresentados em divertidos kits passo a passo, com instruções fáceis de seguir, que propõem a gastronomia como uma arte simples (e deliciosa) de praticar, exaltando o prazer de comer bem, sem esforço ou consumo de tempo. Todos os kits contam com práticas e coloridas formas de silicone, próprias para todos os tipos de fornos domésticos.
Você é um chef ou cozinha bem?! Você pode ser o próximo expositor na feira. Preencha um formulário e envie fotos para o link da Feirinha Gastronômica!
COMO? ONDE? QUANDO?
FEIRINHA GASTRONÔMICA
Onde? Rua Girassol 309, Vila Madalena – SP
Quando? Todos os domingos até Julho. Das 12h às 19h
Quanto? Entrada gratuita. Preço médio R$20,00