quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DIRSCURSO AMOROSO .. 2 - AS ERVAS DANINHAS DE LUPICINIO

fonte - Tribuna da Imprensa
terça-feira, 13 de novembro de 2012 | 09:02

As ervas daninhas de Lupicínio Rodrigues

O compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues (1914-1974), Lupe, como era chamado desde pequeno, compôs músicas que expressam muito sentimento, principalmente, a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo e chora pela perda da pessoa amada.
Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos. E “Aves Daninhas” não foge à regra, porque Lupe fala de um sentimento numa ocasião especial com franqueza. Este samba-canção foi gravado por Nora Ney, em 1954, pela Continental.
###
AVES DANINHAS
Lupicínio Rodrigues
Eu não quero falar com ninguém
Eu prefiro ir pra casa dormir
Se eu vou conversar com alguém
As perguntas se vão repetir
Quando eu estou em paz com meu bem
Ninguém por ele vem perguntar
Mas sabendo que andamos brigados
Esses malvados querem me torturar
Se eu vou a uma festa sozinha
Procurando esquecer o meu bem
Nunca falta uma engraçadinha
Perguntando ele hoje não vem
Já não chegam essas mágoas tão minhas
A chorar nossa separação
Ainda vem essas aves daninhas
Beliscando o meu coração
(Colaboração enviada pelo poeta Paulo Peres – site Poemas & Canções)

  • RICARDO SALES
    Segue o link com Dalva de Oliveira.
  • Francisco Bendl
    O maior intérprete das músicas do 
    extraordinário 
    gaúcho
    Lupicínio foi Jamelão.
    Vingança, Nervos de Aço, As Aparências 
    Enganam, 
    Nunca, foram músicas cantadas pela 
    maioria 
    dos cantores nacionais.

    Lupicínio foi um mestre em letras 

    que falavam de amores traídos, 
    abandonados, o 
    sofrimento do amante ao ver a sua 
    amada o trocar 
    por outro.

    Considero este compositor

     como 
    um dos maiores que a Música 
    Popular Brasileira tem em 
    seus registros, pela 
    excelência das letras e músicas 
    espetaculares.
    Parabéns pela escolha e homenagem 
    a este poeta do cotidiano de
     nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário