sábado, 26 de maio de 2012

FEIRAS DE PEIXE NA CENTRO SUL


 RIO GRANDE DO SUL - BRASIL



E-mailImprimirPDF
 


A Emater/RS-Ascar, prefeituras e associações de piscicultores e pescadores promovem Feiras do Peixe em 17 municípios da Região Centro-Sul do Estado. A intenção dos organizadores, neste ano, é comercializar 117 toneladas de peixes, com um preço médio em torno de R$ 6,31 o quilo do peixe vivo. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Volnei Wruch Leitzke, os valores variam de acordo com a região em função do volume de pescado a ser ofertado e da busca por parte dos consumidores pelo produto.

Na Região Centro-Sul, acontecem vendas nos municípios de Arambaré, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro, Butiá, Barão do Triunfo, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Charqueadas, Dom Feliciano, General Câmara, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes
.
A comercialização na região tem uma característica peculiar, segundo Leitzke. “Mesmo sendo ampliado o número de feiras, as pessoas acabam indo até as propriedades no meio rural ou as casas dos pescadores para comprar o peixe fresco”, afirma o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.
 
A organização dos pescadores e piscicultores é apenas uma das ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar com estes públicos. Durante todo o ano, a Instituição se envolve repassando orientações técnicas, por meio de reuniões e dias de campo, qualificando os processos de beneficiamento e transporte e os espaços de comercialização. Leitzke salienta que a importância das feiras está em possibilitar o acesso do consumidor a um produto fresco de boa qualidade, de origem conhecida e com preço acessível e permitir aos produtores rurais não só o reconhecimento e a valorização pelo seu trabalho, mas um maior lucro ao vender diretamente ao comprador.
 
Parte superior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário