quinta-feira, 17 de maio de 2012

A CIDADE E OS QUATRO ELEMENTOS

A CIDADE E OS QUATRO  ELEMENTOS

Blogue CIDADE


TERRA, FOGO, ÁGUA e AR são os quatro clássicos quatro elemntos da Natureza, ou melhor quatro manifestções de sua força e poderio sobre os humanos. E sobre as cidades - uma das maiores e mais expressivas invenções tecnoclógicas  da humanidade, As demais invenções que causaram admiração e provocaram entusiasmo, urbe et orbe, nasceram,  cresceram e se expandiram desde o interior das cidades.

Porém, de Ur a Nova Iorque e São Paulo, passando pela Torre de Babel e pelos castelos medievais, as cidades perderam - aqui e ali, ontem ou hoje -  sua exuberância e seu vigor ante a força e a pujança dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar.


Terremotos, erupções vulcânicas, desabamentos e corrimentos de terra fazem mais vítimas urbanas de diversos níveis socio-econômicos e culturais tanto quanto maior seu quadro poluacional.

Incêndios vitimando pessoas em mansões, habitações populares, edifícios residenciais e comerciais causam dor e prejuízos insondáveis e incalculáveis.

Todas as cidades, independentemente detamanho e importância, parecer se dissolver e afogar-se quando chove torrencialmente (alagamentos, desabamentos ...) ou quando os rios e as águas revoltosas do mar inundam invadem e destróem muros, passeios, asfaltos e imóveis. 

Furacões, vendavais, tornados ... fazem particularmente mais vítimas na cidade que no  campo. Afinal, cidades são mais populosas e adensadas demograficamente. E com isso pessoas, imóveis, torres, veículos, palácios e barracos  ... além de árvores e jardins inteiros são levados como plumas ao mais frágil dos ventos.

Não há cidade, essa grande invenção dos seres humanos - vale repetir -  que não as transfigure em fragilidade extrema e na mais indefesas das obras humanas e que não traduza a fragilidade humana não importa o estágio de seu  avanço tecnológico


Nenhum comentário:

Postar um comentário