quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

ÉRAMOS NÓS BOÊMIOS NOCTÍVAGOS, ALEGRES, INGÊNUOS, IRRESPONSÁVEIS? ERA SALVADOR UMA CIDADE HUMANA E SEGURA?

ÉRAMOS NÓS BOÊMIOS NOCTÍVAGOS, ALEGRES, INGÊNUOS, IRRESPONSÁVEIS?
ERA SALVADOR UMA CIDADE HUMANA E SEGURA?

Estamos meus amigos e eu, nos anos 70, nas noites de Salvador (Bahia). Altas, altíssimas horas da noite.

Começamos a beber e comer (comidas inspiradas nas culinárias africanas) na noite do Zanzibar (Garcia). De repente entra Caetano Veloso com várias pessoas ... e sentam a uma mesa próxima à nossa.

Do Zanzibar, sempre a pé, cantando, gargalhando, lá vamos nós para o Bar Quintal do Raso da Catarina (Campo Grande) . Encontramos e conversamos com Quitério. Entrando no Passeio Público, adentramos o Kiri Murê (debruçado sobre a Baia de Todos os Santos). Descendo a Rua Carlos Gomes, comemos uma carne bem assada no Brazeiro. E lá vamos nós pro Varandar beber ainda mais. Sandoval presente sempre.

Na nossa peregrinação etílica e gastronômica, descíamos para a Cidade Baixa pela Ladeira da Montanha e na parte baixa do Elevador Lacerda, vamos nos energizar com o mocotó de Tia Angélica. O famoso e fortíssimo mocotó. Por nenhum dinheiro ela repetia esse prato duas vezes para uma mesma pessoa. Dizia-nos sempre que certa vez, um freguês insistiu tanto que depois de repetir o prato caiu no chão, chamaram uma ambulância que o levou ao hospital. Ao redor do tabuleiro de Tia Angélica, as meninas (que os conservadores e a imprensa  chamavam de 'mulheres de vida airada') com quem jogávamos conversa fora. Elas que já estavam no fim do expediente com o advento dos primeiros clarões da manhã.

De Tia Angélica, cada um procurava seu ponto de ônibus e seu caminho de casa. Eu morava na Madragoa (Itapagipe)

Em outras situações, um grupo menor, nos dispersávamos cedo  no Campo Grande. Sem táxi, eu dormia em algum banco daquela praça com o cuidado de deitar sobre minha carteira de cédulas. O pior dessa situação era ser acordado bruscamente - num salto!! - pela luz do dia e pelas buzinas  dos automóveis e dos que passavam pelo local.

ÉRAMOS NÓS BOÊMIOS NOCTÍVAGOS, ALEGRES, INGÊNUOS, IRRESPONSÁVEIS?
ERA SALVADOR UMA CIDADE HUMANA E SEGURA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário