sábado, 3 de janeiro de 2015

RIO 450 ANOS ... (2) - RICOS JÁ OCUPAM FAVELAS




   
(Morro    do     Vidigal)

Uma tendência que vem se configurando no mínimo nos últimos meses, mas que ainda não conseguiu tirar do torpor pré carnavalesco tropical, do presente verão,  técnicos e autoridades. Estamos falando da paulatina mas firme ocupação de favelas do Rio de Janeiro por celebridades da burguesia internacional. 

O Vidigal, de onde se tem uma  das extasiantes vistas da baía da Guanabara, é apenas o começo. Aqueles que ainda duvidam verão, no próximo verão ou nos próximos invernos. Aqueles que preferem esperar pra ver verão demais, amanhã, no próximo verão ou nos próximos invernos.

Estão deixando os morros mais 'bem' situados, os antigos moradores que o ocuparam, de qualquer modo ou - como dizem os senhores e enfastiados técnicos de maneira 'desordenada' -  sob o olhar indiferente de autoridades e do poder público, ao longo de séculos e séculos. No lugar dos velhos, dos cantados  e decantados barracões de zinco  se elevam casas adventícias, especulações e metros quadrados mais e mais caros. No lugar dos descendentes dos primeiros sambistas e dos malandros ancestrais (que estão indo com migalhas nos bolsos ninguém sabe para onde), apressados representantes da classe média alta do Rio e de alhures brasileiros, das elites nacionais e internacionais.

A cantora Madonna em breve, ainda este ano santo de 2015, será vizinha de David Beckman no Vidigal. E com eles saneamento básico, segurança (particular e pública), iluminação sofisticada, butiques e salões de beleza, butijões de gás, quilo de farinha  tudo já está caríssimo ...

Caríssimos,

as favelas e seus barracões estão com os dias contados, Em breve, teremos Beverly Hills brasileiro, na parte de baixo do equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário