domingo, 4 de janeiro de 2015

GENTILEZA ... COM O SINAL VERMELHO

GENTILEZA URBANA ... COM O SINAL  VERMELHO






Olá, como vai ?
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...
Quanto tempo... pois é...
Quanto tempo...
Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios
Oh! Não tem de quê
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona ?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo talvez nos vejamos
Quem sabe ?
Quanto tempo... pois é... (pois é... quanto tempo...)
Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso
Beber alguma coisa, rapidamente
Pra semana
O sinal ...
Eu espero você
Vai abrir...
Por favor, não esqueça,
Adeus...



(Paulinho da Viola - "Sinal fechado")

https://www.youtube.com/watch?v=IEUPH1A7YkM






A gentileza - na vida e não apenas no estressante cotidiano das cidades - é um bom remédio para nos fazermos uma pessoa melhor diante de nós mesmos. (Se alguém está testemunhando e até com um sorriso de canto de boca aplaudindo nossa demonstração pública de gentileza, aqui ou ali,  domingo ou 'dia útil', este risco narcísico não tem a menor importância).

Em cidades brasileiras, aos domingos, quem dirige ou se enche de coragem para  atravessar na faixa, sinal verde para pedestres, joga as mãos para o céu ... e se ajoelha (sobre a faixa) pedindo a misericórdia de Deus ou mil graças e mil anos de vida e saúde para a motorista que pára no sinal vermelho. Afinal é domingo! E, apesar de ser domingo ainda assim estamos morrendo de pressa!

Bem, mas é preciso ser gentil não só com pessoas, plantas e bichos mas também com coisas, objetos - como por exemplo o sinal vermelho.

Quem dirige no breu psicológico das madrugadas urbanas sabe que parar no sinal vermelho é chamar para si a chance de ser assaltado(a); tanto que, em muitas cidades, entre as 23 e as 5:55h, quem for fotografado pela fiscalização eletrônica tem cem anos de perdão, quer dizer, não é multado pela autoridade. Porém, sob a luz do sol - domingo principalmente! - ser gentil com o sinal vermelho parando o veículo diante dele é um ato de gentileza com ele - o sinal. Não raras vezes, se que semelhante ato de gentileza  desestimula outros motoristas a invadir o sinal vermelho. Diríamos que  eles ficam com vergonha  de avançar o sinal vermelho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário