sábado, 29 de janeiro de 2011

"LATRINA - A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE" (2)

"LATRINA - A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE" (2)

Vicente Deocleciano Moreira
vicentedeocleciano@yahoo.com.br


Embora a expressão acima, atribuída a Mário Vargas Llosa vá rotular a série de postagens que começamos ontem - sexta-feira -, nesta segunda gostaria de fazer avançar, em aligeirados comentários, a pertinente  resposta do escritor peruano.

A diferença básica, a distância príncipe que nos separa dos demias primatas e de todos os outros animais é que somos dotados de linguagem. A linguagem é um aditivo importante, um algo mais sui generis  que nos faz dar "um" passo à frente dos atributos de: inteligência, capacidade de comunicação de dor e de prazer, uso dos sentidos, afetividade e emoção. Tais predicados estão presentes em todos os animais incluindo, claro, o ser humano. Mas este último fala, pensa, sonha dormindo, 'sonha' acordado e faz projetos  para o presente e para o futuro, e opera no mundo com ações do consciente e do inconsciente ... e com isso se difere e se distancia dos demais elementos da fauna do planeta Terra.

A satisfação das necessidades fisiológicas urinar e defecar não se constitui num ato privado, privativo e praticado fora dos olhares dos outros em todas as culturas. Em algumas, as pessoas se satisfazem (urinar. defecar) no lugar e na hora que lhe der vontade não importa se num lugar escondido ou se numa praça cheia de gente. Quer nas sociedades de pequena escala ("primitivas"), quer nas grandes cidades ocidentais, há homens e mulheres que urinam e defecam  sob os olhos do(a)s demais. Claro que em muitas dessas cidades  tais atos, quando praticados na via pública (praças, ruas, paredes postes ...) são considerados "mau costume", "falta de educação", "ofensa à população ou aos transeuntes" e até mesmo crime.

Latrina aberta


Em muitas sociedades, mesmo na mais remota área rural, existe algum lugar coletivamente combinado, para defecar, urinar, ou atirar fzes embrulhadas: as bananeiras, conjunto de arbustos,  em "latrinas abertas" (foto acima) "no meio do mato", enfim.


Latrina antiga


Latrinas são sinais inequívocos da preocupação humana com a higiene pública, com o bem-estar geral e com a prevenção de doenças - séculos antes de Cristo e antes de se falar em saneamento básico,  saúde preventiva ... Descobertas arqueológicas dão conta desta preocupação mais antiga do que se possa imaginar (foto acima)



Latrina romana
As latrinas  são filhas da cidade e se constituem peças importantes do seu  sistema de sanemaneto e de esgotamento sanitário As  mais antigas e que têm lugar, ainda, na contemporaneidade são as latrinas romanas.  Muitos quartéis adotam seu sistema de latrinas sob inspiração das  latrinas romanas. (foto acima).
_____________

CONTINUA AMANHÃ, DOMINGO

Um comentário: