domingo, 23 de janeiro de 2011

CRÔNICA DOMINICAL DE 23 JANEIRO/2011

CRÔNICA DOMINICAL - 23 JANEIRO/ 2011


DOMINGO, DIA SANTIFICADO


" ... Cavaleiro marginal
Lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvore
Sem
querer descanso nem dominical ..."


("Paisagem da janela"- Lô Borges e Fernando Brandt)


]


Vicente Deocleciano Moreira


Pelo menos nos Judaísmos e nos Cristianismos, domingo é um DIA SANTIFICADO; não exatamente um DIA SANTO - como dizem os cristãos/católicos/apostólicos/romanos ao se referirem à data de nascimento, morte ou aparição de alguém ou de alguma imagem ... tornada santa pelo Papa no Vaticano. Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), 27 de setembro - Dia de São Vicente de Paulo .... Católicos cumprem os ritos da SEMANA SANTA. E não podia ser diferente entre os cristãos/católicos/apostólicos/romanos por duas razões:

Uma, desconfio discretamente, teológica: Domingo significa literalmente  DIA DO SENHOR, quer dizer, DIA DE DEUS (tanto para cristãos como para judeus). Se na Teologia Católica  Deus é, na encarnação da Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, o Pai ... o Pai  de todos (santos, beatos, ou pecadores comuns), Ele é o Santo Maior:

"Santo, Santo, Santo,
Senhor Deus do
universo.
O céu e a terra proclamam a Vossa
glória.
Hossana nas alturas.
Bendito o que vem em nome do Senhor.
Hossana
nas alturas".



("SANTO" - Terceiro rito da LITURGIA EUCARÍSTICA da Missa Católica) 


Os demais santos, aqueles que alcançaram ou foram ungidos com a graça da santidade, são merecedores dos DIAS SANTOS e não do DIA SANTIFICADO, ou seja, Domingo, cabível somente a Deus.


A outra razão, se me permitem, é uma interface entre a Física e a Teologia Cristã. A Física nos assegura que, por princípio, a parte não pode ser maior que o todo. Um pneu de automóvel,de biciclieta ou de avião não pode ser maior que o automóvel, a bicicleta ou o avião, respectivamente. Teologicamente, um santo não pode ser maior que o Santo.


Toda essa reflexão - que é apenas (!) introdutória - conduz ao caminho final da crônica de hoje, o já penúltimo domingo do primeiro mês do ano.


 Entre dizer que Domingo é DIA SANTIFICADO e afirmar que Domingo é DIA SAUDÁVEL não há muita distância a percorrer ou diferença a identificar. SANTO, SÃO  significam também SAUDÁVEL. SANTIDADE é também SANIDADE.


No processo canônico de beatificação/santificação do Vaticano, milagres ligados à cura de DOENÇAS - inexplicados cientificamente pelos médicos - enriquecem  decisivamentre o currículo e os mértios  do candidato a SANTO no Catolicismo.


Domingo, então, é o DIA DA SAÚDE? Sim, isso é verdade.


Santo(a) em francês é SAINT(E). Saúde em francês é SANTÉ. Santidade em francês é SANTITÉ. Tá bom ou quer mais?


 E - aviso aos navegantes - aquele(a) que não guarda o Domingo, podendo fazê-lo;  aquele que não se desliga do trabalho no Domingo (levar, para casa, provas e quadros de notas de alunos, processos, relatórios , etc, etc) pode ficar DOENTE. Esse não desligar-se nunca pode ser sintoma de, por exemplo,  SÍNDROME DE BURNOUT que pode provocar depressão, estresse ... e até câncer.


Guardemos pois, caríssimas irmãs, caríssimos  irmãos, o Domingo ... com todo o ÓCIO a que temos direito. "Cada dia com sua agonia", "Carpe Diem" ("Aproveite o dia", "Colha o momento" - expressão de um poema de  Horácio).


 Deixemos para amanhã, segunda-feira,  o começo da NEGAÇÃO DO ÓCIO, quer dizer do NEG-ÓCIO. Enfim, o começo do cotidiano "útil".



Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.

Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher.
Diz que está me esperando pr'o jantar
E me beija com a boca de café.

Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão.

Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão.

Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pr'eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor.

("Cotidiano" - Chico Buarque)


Não se deixe enganar ... planeje sua vingança contra o tal destino do Domingo de ter sido feito para os humanos.


Dou duro toda a semana

Senão pergunte à  Joana
Que não me deixa mentir
Mas, finalmente é domingo
Naturalmente, me vingo
Eu vou me espalhar por aí


("Bom Tempo" - Chico Buarque)
 

Quem sabe se o ser humano não foi feito para o Domingo?

****

Pra vocês, um  BOM, SANTO  e SAUDÁVEL Domingo


Vicente











Nenhum comentário:

Postar um comentário