segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FCCV - "Segurança para todos"

 

FCCV - Forum Comunitário de Combate à Violência  - Salvador - Bahia - Brasil


Leitura de fatos violentos publicados na mídia

Ano 11, nº 01, 20/01/11 

 SEGURANÇA PARA TODOS NÓS

           
“Justiça interdita a cadeia de Utinga”. Considerando-se o local do registro do fato essa é uma rara notícia. Os assuntos do pequeno município de Utinga, localizado na Chapada Diamantina a 414 km de Salvador, não costumam ocupar espaço nas páginas de jornal, mas em 13 de janeiro de 2011 a curta notícia veiculada pelo A Tarde colocou a referida localidade no espaço midiático.


O que teria ocorrido em Utinga para que fosse rompido o silêncio jornalístico em torno do seu viver?  O título da matéria, citado no início dessa leitura, revela. A cidade sai do nada midiático a problema de segurança pública divulgado no jornal. Eis uma espécie de aparição que tem por natureza um modo salpicado de enunciar as carências no que concerne aos longínquos e diminutos lugares de onde se espera uma ordem pacata e auto-resolutiva.
De acordo com a matéria, a carceragem da delegacia de Utinga é “carente de mínimas condições sanitárias, físicas e de segurança” e, por esses motivos, a justiça acatou o pedido do Ministério Público Estadual, interditando o local. E esta maneira de se apresentar ao mundo tem sido quase regra para muitos lugares sem fama, sem imagens pronunciadas, escondidos em seus cotidianos opacos e sem prestígio.
Pode-se pensar em uma classe de lugares recônditos que só são falados por seus agudos danos, tal como se observa nas palavras sobre a carceragem de Utinga. Pensando assim, a notícia aqui comentada fica velha porque faz parte de um gênero de enunciação que tem se imposto diante das difusas falhas que permanecem nas distantes vilas e cidades pouco consideradas.
A notícia, também, dá margem para lembrar de que o problema da segurança não se reduz aos grandes centros urbanos e, portanto, seus equipamentos devem corresponder a um padrão capaz de viabilizar a justiça e a proteção de todos em todos os cantos e recantos da Bahia. Parece necessário, pelo exemplo de Utinga, que se defina um modelo ou um conceito básico de delegacia, a partir do qual se possam dotar todas as unidades policiais civis existentes dos insumos considerados imprescindíveis à relevante tarefa de segurança a ser desempenhada por todas as delegacias do Estado.


Eis um desafio para os tempos que se iniciam e para aqueles que continuam.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário