sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"LATRINA - A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE" (1)

"LATRINA - A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE" (1)


Vicente Deocleciano Moreira

Em artigo publicado na folha de São Paulo (não lembro título, autor e data) lí referência a uma resposta dada pelo escritor peruano Maria Vargas llosa (Nobel de Literatura/2010) ao lhe perguntarem a opinião qual teria sido a maior invenção da humanidade; o escritor respondeu: "a latrina". Evidentemente, Vargas Llosa estava fazendo a apologia, através da palavra e do objeto latrina, da importância do saneamento básico.

Ao ter acesso a essa informação me veio à mente, de pronto, a famosa frase do escritor e jurista brasileiro Rui Barbosa: "Os principais problemas de Saúde no Brasil se resolvem com água e sabão".

Tanto em Vargas Llosa como em Rui Barbosa está presente uma perspectiva preventivista e higene em Saúde Pública - particularmente em Saúde Urbana. Eles falam, com palavras e imagens diferentes do sanemento; dificilmente encontraremos um exemplo concreto, prático de prevenção e de educação em Saúde da estatura do sanemaneto básico: água potável, água encanada, deposição e destinação aproporiada de águas servidas e escretas (urina, fezes) e de resíduos domésticos, comerciais e industriais, resíduos de saúde (consultórios médicos e odontológicos, ambulatórios, uinidades de saúde, hospitais ...)

A frase de Rui Barbosa aponta mais especificamente para a importância da higiene como fator de prevenção de doenças e agravos à saúde. Aliás, a propria palavra HIGIENE vem de Higéia (prevenção, asseio) que, na mnitologia grega, era irmã de Panacéia (cura); ambas eram filhas de Asclépio ou, como  era chamado no mundo romano, Esculápio. Os sacerdotes de Esculápio recolhiam um sem número de moedas que fiéis atiravam na fonte, dando graças por alguma cura ao deus atribuída. Esses mesmos fiéis levavam, ao templo,  braços, pernas, cabeças de cera ou de madeira também quando alcançavam alguma cura mediante ação de Esculápio.

Em Salvador (Bahia - Brasil) a igreja do Senhor do Bomfim  hoje deve ter sido palco de rituais católicos de de Candomblé pela ocasião da última sexta-feira do mês. Esse templo abriga uma sala em que estão pendurados ou expostos pernas, braços, cabecas de cera ou de madeira (os ex-votos), quadros, orações, fotografias. Desse modo o Senhor do Bomfim - santo católico - também cultuado como Oxalá, no Candomblé - é o Esculápio greco-baiano-santo-orixá dos baianos

Com esta breve Introdução este Blog inicia hoje, 28/janeiro/2011, uma série de postagens cujo título preserva a palavra/símbolo LATRINA. Adotamos  a expressão LATRINA a título de mote e de provocação/estímulo ao debate. Sonho que, agindo assim, poderemos enriquecer diversas reflexões sobre a importância do saneamento principalmente nas cidades.

________
Amanhã, sábado, a segunda postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário