sábado, 15 de janeiro de 2011

ÁGUA, TERRA, FOGO, AR E ... HUMANOS

ÁGUA, TERRA, FOGO, AR  E ...  HUMANOS

Vicente D. Moreira

Dos gregos  - ou quem sabe antes deles! - aprendemos que o universo é composto, em sua base e nos seus diversos derivativos, por quatro elementos (básicos - devo repetir):  ÁGUA, TERRA, FOGO e AR.

Ou pelos caminhos arquetípicos, quer pelas veredas das estruturas mentais - seja por ambas as duas perspectivas, as mitologias escatológicas de "fim de mundo", "finais dos tempos", do "Apocalipse", do "Após Calypso" ... o mundo "acabará" ou em ÁGUA ou TERRA ou FOGO ou AR. Ou, então - a depender dos nossos desmerecimentos - pela força de  dois, três ou dos quatros algozes.

(Abrindo Parêntesis:
Conta-se que Rui Barbosa, discursando para uma platéia atenta, áulica e doutural, a uma certa altura se expressou assim: " ... porque ambas as duas ... etc. etc.; como um coral bem afinado, ouviu-se um um múrmurio de decepção por causa da expressão (tautológica?) ambas as duas. Rui, pedindo silêncio sem precisar pedir silêncio, exclamou: "ambas para os que sabem, as duas para os que não sabem.
Fechando Parêntesis)

Bem, vamos em frente, Bon Courage!. Antes mesmo que cheguemos ao "final dos tempos", ao "fim do Mundo", o fato é que esses quatro elementos já nos terão causado incalculáveis estragos materiais, tristeza, morte, destruição e luto: A ÁGUA  (maremotos, enchentes, tsunami, chuvas diluvianas ...), a TERRA (terremotos, desbamentos ...), o FOGO (erupções vulcânicas, queimadas em florestas, raios, elevadas e insuportáveis temperaturas ...) e AR (furacões, redemoninhos, vendavais ...).

Contra os excessos e contra a força (des)naturada de um ou de todos esses elementos, individualmente ou associados, HUMANOS ainda não temos (algum dia teremos?) ciência &  tecnologia para vencê-los como gostaríamos. No entanto, HUMANOS temos CINCO armas capazes de:

- dimninuir a quantidade de mortes de seres humanos e outros animais além de florestas e plantações, quando  ÁGUA, TERRA, FOGO e AR chegam parecendo sem controle sobre cidades e campos.

- prevenir e prover, antecipadamente,  de segurança e dignidade populações vulneráveis.

- exercitar e exercer todo o nosso potencial proativo;  e não apenas o reativo ... às vezes "quando Inês já está morta".

Bem: estas duas armas se chamam:

1) PREVENÇÃO

2) PROATIVIDADE

3) VONTADE POLÍTICA

4) ÉTICA
    
5) GESTÃO HONESTA (E NÃO PATRIMONIALISTA E ELEITOREIRA) DO DINHEIRO PÚBLICO

Tudo bem, não necessariamente nessa ordem. Porém, na ausência  de uma delas sofro muito mas tenho que dizer, aos que sabem, aos que não sabem, aos que não querem saber e aos que têm horros em saber; a eles tenho que dizer  isso:

O MUNDO DOS HUMANOS,  EM TODOS OS CONTINENTES E HEMISFÉRIOS, CONTINUARÁ  AMARGANDO DERROTAS MAIS E MAIS EXPRESSIVAS CONTRA AS EXPLOSÕES DO FOGO, TERRA, ÁGUA e AR 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário