domingo, 30 de janeiro de 2011

CARTOLA & NIETZSCHE - CRÔNICA DOMINICAL DE 30 DE JANEIRO/2011


CARTOLA & NIETZSCHE - CRÔNICA DOMINICAL DE 30 /JANEIRO/2011


        Cartola                  Friedrich W. Nietzsche

Estou sendo informado que hoje - último domingo deste janeiro tragicamente inesquecível - em São Paulo tivemos concertoS da Filarmônica Bachiana do SESI e da Escola de Samba Vai Vai na Praça Victor Civita. Sim, ConcertoS no plural. O comandante será o maestro João Carlos Martins.

Domingo se há um dia musical de música de qualidade. Não aceito ser acusado de pleonasmo pelo musical de música, até porque acrescento as palavras de qualidade. Estamos começando 2011 e não vejo sinais - "luz no fim do túnel" ... para quem ama tal expressão - de avanço na qualidade, no gosto e na audiência  musicais (de música de qualidade, claro!).

Um país musical é um país que gosta e que ouve música clássica, ou música erudita - se for de vosso apreço. Por que as cidades deste país musical, chamado Brasil, não promovem aos domingos apresentações de erudito ou mesmo de instrumental?

Fui informado também que na semi-árida cidade de Conceição do Coité (Bahia - Brasil) um jovem músico autodidata está fazendo uma revolução musical entre crianças e adolescente de lá. Fui conferir e, mesmo sem entender de música (talvez por isso mesmo!), foi emocionante ver jovens avançados na manobra técnica dos instrumentos tocando peças eruditas, tocando "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

Domingo é um dia dionisíaco e começa à meia noite e um segundo da noite de sábado.

Por ser dionisíaco, Domingo é dia de música. Nietzsche, em "A origem da tragédia / na Música", só faltou, com sua genialidade,  enriquecer dionisiacamente o Domingo. Mas nós, aprendizes de super homens, o fizemos.

Domingo é, também e como de hábito, dia de acordar (mais) tarde; acordar tarde aos Domingos ... há poucas coisas mais dionisíacas que tal hábito.

 Por que as cidades deste país musical, chamado Brasil, não promovem aos domingos apresentações de erudito ou mesmo de instrumental? Dez e trinta, onze horas da manhã não seriam bons horarios para isso.

Há exatos três meses, numa postagem deste Blog (http://www.viverascidades.blogspot.com/), em 30 de outubro de 2010, deixei uma pergunta no ar (ou on line?):

 
CARTOLA, COMPOSITOR BRASILEIRO, 70 ANOS DE MORTO. FREDERICO NIETZSCHE, FILÓSOFO ALEMÃO,110 ANOS DE MORTO. . O QUE HÁ DE COMUM E DE DIÁLOGO ENTRE ESSES DOIS HOMENS TÃO DISTANTES E TÃO PRÓXIMOS? (*)


Três meses depois, eu respondo: Dioniso, o deus da Música. Cartola e Nietzsche são dionisos.

São dionisos, também, a Filarmônica Bachiana do SESI, a Escola de Samba Vai Vai e  o maestro João Carlos Martins, o professor/regente de Conceição do Coité e seus jovens alunos/músicos.
_____________
(*)
30 Out 2010
CARTOLA, COMPOSITOR BRASILEIRO, 70 ANOS DE MORTO. FREDERICO NIETZSCHE, FILÓSOFO ALEMÃO,110 ANOS DE MORTO. . O QUE HÁ DE COMUM E DE DIÁLOGO ENTRE ESSES DOIS HOMENS TÃO DISTANTES E TÃO PRÓXIMOS?








Nenhum comentário:

Postar um comentário