sábado, 19 de janeiro de 2013

ESTAÇÃO S FRANCISCO - 150 ANOS - ALAGOINHAS - BAHIA - BRASIL



ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SÃO FRANCISCO

150 ANOS - 1863 - 2013



ALAGOINHAS - BAHIA - BRASIL




DO APOGEO AO ABANDONO TOTAL
 


A Estação São Francisco, em Alagoinhas, a cerca de 123 km de Salvador, foi aberta entre 1858 e 1863 ainda com linha em bitola larga - 1.60m. Foi ampliada a partir de seu prédio original, em 1935, já na época da VFF Leste Brasileiro.

A referida estação foi toda construída com material importado da Inglaterra e os pilares de sustentação de ferro que sustentam o teto e a abóbada metálica ainda possuem a inscrição do fabricante em alto relevo e até os tijolos foram trazidos da Inglaterra e ostentam o nome do fabricante e a data da produção (1860).

A Estação de São Francisco é o entroncamento das linhas que, vindo de Salvador, saem dali para Sergipe e Juazeiro, na margem do rio São Francisco. Dependendo do guia de estações, da época e da fonte, a estação foi chamada tanto de São Francisco quanto de Alagoinhas. Aliás, até hoje ainda ostenta uma placa metálica numa das quinas de parede com o nome Alagoinhas.

Segundo o boletim Centro-Oeste, de Flávio Cavalcanti, o último trem de passageiros da Bahia, o "Marta Rocha", que ligava Alagoinhas a Senhor do Bomfim, foi desativado em 1989, em virtude da forte concorrência rodoviária e pela precariedade dos serviços oferecidos à população, com carros superlotados e sem as mínimas condições de segurança e higiene, aliado às condições insatisfatórias da via permanente.

Em outubro de 2006, parte do prédio da estação desabou, levando com ela para o chão toda aquela cobertura metálica de mais de 140 toneladas.

Hoje, existe um grupo de defensores do patrimônio histórico e cultural de Alagoinhas, em que se destaca a professora Iraci Gama, que desenvolve um trabalho bastante árduo em prol da restauração e conservação da Estação de São Francisco.
  September 18th, 2008, 04:38 AM   #1
Per ardua surgo
 






3 comentários:

  1. É um crime na nossa cultura, ver a nossa história sendo destruída e o nosso governo não estar nem aí para nada, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. O governo teve interesse foi gastar bilhões em preparativos p,ra copa 2014 e ñ gastar em história ferroviária, no caso aí em Alagoinhas q veio materiais de fora do Brasil p,ra costrução da estação de 1863. Foi uma ótima coisa o Brasil perder a copa 2014 e q as vindouras continue perdendo de forma infinita. Seria bom se fosse nos tempos de Cristo q uma nação tomava outra e seria bem empregado p,ra o Brasil perder uma dessa.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo um trabalho de história com a minha filha e resolvemos falar da Ferrovia São Francisco..É muito triste a falta de conservação da nossa história. Deveríamos nos mobilizar para pedirmos aos nossos governantes a restauração desse e de outros pontos que resgatam a história desta cidade e que está se acabando por falta da nossa educação cultural..Que pena !! Vejo cidades com muito menos habitantes e de rendas percaptas mais baixas , envolvidas com a população e ensinando a conservar a sua história de forma brilhante ..Vale a dica ..

    ResponderExcluir