quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CRÔNICAS ...(3) - CARNAVAL, ALEGRIA POR DECRETO


CRÔNICAS DA CENA URBANA (3)

CARNAVAL, ALEGRIA URBANA POR DECRETO

Vicente D. Moreira



O Carnaval é uma festa tipica e originamente urbana ... desde  as Saturnálias e suas festas descendentes ... até o Carnaval dos dias de hoje, aqui e  ali.

Nas urbanas Saturnálias, Roma Antiga, escolhia-se o mais bonito  soldado da tropa. Durante três ou cinco dias, este belo era servido, sem limites, pelos prazeres  do sexo e da comida ... pelos avais da carne ... dai a expressão carn + aval. No fina del dos dias de esbórnia, de orgia ... o belo soldado deveria cortar a garganta no altar dedicado ao deus Saturno.



No campo, no mundo rural, as festas e as respectivas alegrias  obedecem as tradições econômicas, religiosas. No mundo urbano, temos - em meio às alegrias e festas espontâneas – o destaque do Entrudo, do Carnaval quando, por decreto do alcaide, do prefeito, o Carnaval é aberto ... e ai podemos ficar alegres, transgredir algumas poucas normas (pular na rua por onde caminhamos, sisudos, para o trabalho, nos vestir de mulher, etc, etc.). Alegres até Quarta Feira de Cinzas; não mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário