segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EM DEFESA DO TREM DE GENTE (1)

EM DEFESA DO TREM DE GENTE (1)



Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
(Milton Nascimento - "Encontros e Despedidas")


Blogue CIDADE



Com esta, queremos iniciar uma série de postagens em defesa do uso  (retomada) ou melhoria do serviço ferroviário, do trem,  como transporte de pessoas entre municípios e estados em todo o Brasil.


Não estamos 'descobrindo a pólvora' ou nos portando como 'rebeldes sem/com causa' ... até porque já existe, em todo o país, movimento neste sentido e direção.


Não queremos eliminar ou questionar o uso da vasta (poderia e pode ser bem maior) malha ferroviária para trens de carga. Todos sabemos o quanto eles se movimentam com eficiência as composições e a economia, barateando custos de logística e  tudo o mais. Mas, defendemos a reversão e a revisão crítica do processo que, a partir dos anos 60, com o  início e o avanço da indústria automobilística no Brasil e, assim, estimular.  incrementar e expandir o serviço onde ele já existe - com maior ou menor precariedade - e criá-lo ou recriá-lo em outras situações. 

Onde não existe, um serviço ferroviário é uma alternativa maisa barata ao transporte de massa convencional (rodoviário, por exemplo) no deslocamento de pessoas e interesses entre municípios e estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário