segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TOTENS URBANOS - ESTÁTUA DO CABOCLO - SALVADOR - BAHIA - BRASIL

TOTENS URBANOS

ESTÁTUA  DO CABOCLO

PRAÇA DO CAMPO GRANDE

SALVADOR - BAHIA - BRASIL




s

  1. Caboclo e a cabocla, ícones da Independência da BA são restaurados
  2.  
  3. Os principais símbolos da Independência da Bahia, o caboclo e a cabocla, ícones da participação popular nas lutas pela Independência estão sendo restaurados desde segunda -feira (27), pelo restaurador e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), José Dirson de Argolo.

  4. Todo ano, nesta época, os dois principais símbolos do Dois de Julho, como também, as carruagens de madeira que conduzem as imagens, passam por uma restauração a fim de manter as características originais.

  5. O caboclo e a cabocla são abrigados no pavilhão Dois de Julho, no Largo da Lapinha. Durante todo o ano, os carros saem do pavilhão com as imagens do caboclo e da cabocla, em direção ao Campo Grande, centro da cidade. O retorno das imagens ocorre na próxima terça-feira (5),com outra grande fanfarra, em geral à noite e regido por orquestras, estudantes, músicos, entidades culturais, charanga e batucadas.

  6. História

  7. Esculpido por Manoel Inácio da Costa, o caboclo representa os índios e mestiços baianos que lutaram pela Independência da Bahia contra as tropas portuguesas, derrotadas no dia 2 de Julho de 1823. Somente em 1840 ou 1849 (há controvérsias quanto à data precisa), é que surgiu a imagem da cabocla, representando a índia Catarina Paraguaçu e a figura feminina nas lutas pela independência.
  8. Os registros históricos mais antigos sobre o pavilhão da Lapinha onde ficavam abrigadas as imagens datam de 1835, época em que a Associação Patriótica 2 de Julho providenciou o espaço. O Pavilhão Dois de Julho foi inaugurado nos moldes atuais em 1918 pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.
  9.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário