AS SOCIABILIDADES DAS FEIRAS LIVRES
As feiras livres, as feiras e mercados populares são verdadeiros úteros econômicos das cidades; nas origens das cidades brasileiras aparecem, com destaque, as feiras ... não apenas em suas relações de troca (exibições, compra e venda de produtos agrícolas, manufaturados ...), mas também nas suas sociabilidades.
Pode se entrar mudo e sair calado num supermercado; mas isto dificilmente acontece numa feira independentemente de seu formato, durabilidade/sazonabilidade e tamanho. Nas feiras, há sempre alguém que anuncia os produtos mas, notadamente, pessoas que perguntam seu preço ... sem falar nas conversas entre fregueses, vendedores e entre estes e aqueles.
Ainda estão presentes nas feiras livres as socialidades, o bom humor, os espíritos e fazeres dionisíacos (festas, músicas, comidas, bebidas ...) que decoraram os berços das cidades e lhe embalaram os sonhos ... e tantas outras delícias que elas perderam e vêm perdendo ao longo de seus processos evolutivos, demográficos e tecnológicos.
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