TOTENS URBANOS
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
DOS HOMENS PRETOS
Praça José de Alencar, s/n (Largo do Pelourinho
Salvador - Bahia - Brasil
Depois de fechada, durante dois anos, uma missa celebrada na manhã de ontem (domingo/ 15 de abril/2012) rebariu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Uma procissão saiu da Igreja da Ordem Terceira do Carmo (no bairro de Santo Antonio do Carmo - a alguns metros da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos) - com imagens de São Bendito, Santo Antonio, Nossa Senhora do Carmo, Santa Bárbara e Nossa Senhora do Rosário, em direção à famosa igreja azul do Pelourinho com torres decoradas com pedras vindas do Oriente.
· CONSTRUÇÃO
a·
A A construção da igreja levou quase todo o século 18 para ser concluída – ela foi erguida pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos do Pelourinho, escravos que só podiam trabalhar na obra em seus momentos de folga. Finalizada em 1796, é um dos marcos do Centro Histórico, com torres de influência indiana e fachada em estilo rococó. As missas do final da tarde de terça-feira apresentam cânticos em ritmos africanos acompanhados por atabaques, tamborins e repiques, sendo uma das maiores expressões do sincretismo baiano.
P( Editoria Férias Brasil
P( Editoria Férias Brasil
Painel de Azulejos portugueses na
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos teve sua construção iniciada em 1704, tendo sido edificada por escravos e negros livres.
Decorando seu interior, na entrada, na nave e no altar existem inúmeros painéis de Azulejos confeccionados em Portugal nas cores azul, amarelo e roxo.
No exterior sua fachada é pintada de azul, no estilo rococó,possuindo torres com nítida influência indiana.
No exterior sua fachada é pintada de azul, no estilo rococó,possuindo torres com nítida influência indiana.
Diversos painéis
Pesquisa, texto e fotos: Renato Wandeck Painel de Azulejos portugueses na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos Largo do Pelourinho Salvador-BA Observação: Há, em muitos Estados do Brasil, Painéis de Azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII. Os mais significativos encontram-se na Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário