quarta-feira, 25 de abril de 2012

LENDAS URBANAS - CLARINDO SILVA (3) - SALVADOR - BAHIA

LENDAS URBANAS - CLARINDO SILVA (3) - SALVADOR - BAHIA

Todas as cidades contam com personagens lendários em sua memória coletiva. Excelente quando estes personagens são do bem, ou seja, se bem não fazem. desta ou daquela forma, também mal não fazem a ninguém; como a (falecida) Mulher de Roxo  que perambulava pelas ruas do centro antigo (Salvador - Bahia) com seus trajes violeta (ou mesmo vestida de noiva) sem incomodar npessoa alguma.

Clarindo é um exemplo de resistência. Agora (2012), mesmo com todos os problemas que o  Pelourinho ainda enfrenta ((insegurança, vendedores ambulante e pedintes a incomodar turistas ...), nas primeiras décadas do século passado quando baianos e visitantes morriam de medo só em pensar no "mangue" (antiga zona prostitucional do Pelourinho), lá estava Clarindo, resistindo e insistindo, com a   sua Cantina da Lua, procurando órgãos do Governo para resolver os milhares de problemas daquela área.

Se todas as cidades têm seus personágens lendários, até mesmo pela condição deles de guardiães de memórias urbanas deveriam merecerer4 mais atenção dos poderes públicos. Não lhes ajundando financeiramente - de mododireto,  indireto ou paternalista -, mas tornando possível a melhoria das condições de vida e da segurança pública nessas cdades. E reunindo condições para a preservação da memória dessas importantes  pessoas. 

Vicente D. Moreira
especial para o Blogue CIDADE





Nenhum comentário:

Postar um comentário