quinta-feira, 5 de abril de 2012

BARES E CAFÉS - OÁSIS URBANOS (3) - UM GRANDE OÁSIS

BARES E CAFÉS, 
OASIS URBANOS  (3)

UM GRANDE OÁSIS

Vicente D. Moreira
[especial para o Blogue CIDADE] 


 

Bares e cafés são, por si só, verdadeiros oásis na cena urbana. É onde as pessoas relaxam - embora não tão  distantes do caldeirão fervente das ruas - conversam, bebem, namoram, fazem refeições (as famosas comidas de boteco), se reunem ... são realmente  horas  felizes as vividas em bares, cafés, bistrôs.

Porém, não satisfeitos com a crescente clientela e os lucros em expansão, mas confinados no espaço coberto, privado e legal de seuas estabelecimentos, proprietários e gerentes de bares, cafés e mesmo traillers têm ocupado com mesas, cadeiras e garçons os espaços públicos de calçadas e praças em cidades brasileiras de todos os tamanhos. Reclamações de transeuntes e de órgãos municipais têm emoldurado esta cena urbana. Há muitos destes proprietários alegam ter recebido autorização  da Prefeitura para praticar tal ocupação. Claro que os fregueses não tem muitas queixas, principalmente nas noites quentes do verão de várias cidades brasileiras. mas ...

.... o fato é que bares e cafés têm se prolongado em oásis urbanos muito grandes - agradáveis sim! - mas agravadores de problemas de estacionamento e até mesmo de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário