Categoria: Informação

A partir deste domingo, dia 15 de abril, os botequeiros de Salvador terão um motivo a mais para visitar alguns dos botecos participantes do Comida di Buteco 2012. O projeto “Arte no Boteco”, integrante do circuito “Arte e Cultura”, fará homenagem aos artistas boêmios de Salvador, expondo as artes que inspiram e incorporam a atmosfera do “boteco” no seu estilo de vida e na criação de seus trabalhos.

O chef Eduardo Maya e os artistas Menelaw Sete, Uran Rodrigues, Roney George e Ed Ribeiro. Embaixo: Luzia Moraes
Os artistas, que frequentam e são verdadeiros “botequeiros de plantão”, terão suas artes exibidas em alguns botecos participantes, durante todo o período do Comida di Buteco 2012: de 13 de abril a 13 de maio, culminando numa exposição coletiva no dia da premiação. No dia 15 de abril, haverá um evento de lançamento, aberto ao público, na Cantina do Julliu’s, a partir das 12h. Os artistas Melenaw Sete, Ed Ribeiro, Uran Rodrigues, Mônica San Galo e Roney George farão uma intervenção, pintando em loco e transformando o boteco em um grande atelier.
Idealizado pela produtora cultural Luzia Moraes, o projeto “Arte no Buteco” procura não ser somente um circuito de arte, mas uma homenagem ao estilo boêmio e ao boteco, como seu maior ícone. Portanto, ninguém melhor para representar esta realidade do que a classe artística, além de fortalecer o “movimento boêmio” nos aspectos culturais, que vão além da gastronomia.

O chef Eduardo Maya e a idealizadora do "Arte no Boteco", Luzia Moraes
Na lista abaixo você fica sabendo o local e nome da obra que cada artista irá expor durante o “Arte no Boteco”.
Artistas – Boteco e Títulos das Obras
Ed Ribeiro – Cantina do Julliu’s (Roma) – Obra (arte conceitual em alguidar): “Cardápio do Amor”
Uran Rodrigues – Platô (Jardim Apipema) – Obra (fotografia): “Dendê”
Yosh José – Mocambinho (Dois de Julho) – Obra (tela): “O Peixe”
Tito Casal – Jô da Bahia (São Caetano) – Obra (fotografia): “Ostra”
Silvio Mendes – DonaEva (Stella Maris) – Obra (escultura): “Boemia”
Thiago Bols – Casa da Mãe (Rio Vermelho) – Obra (tela): “Nem Tão Santa Ceia Assim”
Raimundo Carvalho – Thyliu’s Sabores do Lula (Brotas) – Obra (tela): “Comidinha de Panela”
1

Lembrando informações para o Comida di Buteco 2012

Faltam só dois dias para o início do maior concurso gastronômico do Brasil! Nesta sexta, dia 13 de abril, o Comida di Buteco 2012 terá início simultâneo em 15 cidades brasileiras, com quase 400 botecos participantes. São Paulo, a mais nova integrante do circuito, terá sua edição iniciada no dia 1º de junho, mas isso não impede os paulistas de já se prepararem pro que vem pela frente!
Agora, mais do que qualquer outra época do ano, os fogões dos botecos já estão se aquecendo para receber os botequeiros e a organização do Comida di Buteco está finalizando os últimos ajustes na edição deste ano. Podemos nos preparar e recapitular todas as informações que já foram lançadas sobre o Comida di Buteco 2012. Prontos para lembrar todas as delícias que veremos este ano? Vamos lá!
Primeiramente, vamos lembrar que os botecos das cidades mineiras e de Goiânia terão que preparar seus tira-gostos com ingredientes específicos. Em Minas Gerais, resolvemos homenagear o local onde o Comida di Buteco nasceu e colocar o queijo minas como ingrediente obrigatório. Já Goiânia, terá o desafio de produzir deliciosos tira-gostos que levam o baru, a guariroba ou o milho em seu preparo.
Se esta é a sua primeira edição do Comida di Buteco e você está em dúvida como funciona a votação do concurso, ou quer saber como é feita a seleção dos botecos participantes, nós também preparamos textos para te ajudar a entender ainda mais a mecânica do maior concurso gastronômico do Brasil. Mas se, mesmo assim, ficou alguma pulga atrás da orelha, você pode nos enviar um e-mail para contato@comidadibuteco.com.br, que nós te ajudaremos no que for possível.
O Comida di Buteco 2012 começa na sexta, mas nós já adiantamos o que você vai ver na festa da Saideira, em Belo Horizonte. No dia 19 de maio, além dos 41 botecos participantes da capital mineira, reunidos em um só lugar, ainda teremos shows do agitadíssimo Monobloco, da linda Aline Calixto e do Nando Reis e seu Bailão do Ruivão. Os ingressos para a festa estarão a venda nos botecos participantes de Belo Horizonte, mas você já pode garantir o seu através do site Ingresso Rápido.
Nesta última semana, nós fizemos uma contagem regressiva em nossa página do Facebook e, pelo visto, está todo mundo contando os minutos para começar a botecagem. Você também pode nos acompanhar através do nosso twitter, o @_comidadibuteco. Além do blog e do nosso site oficial, esses dois canais servirão para atualizar vocês com os acontecimentos do Comida di Buteco 2012
A partir de sexta, todos os botecos participantes estarão presentes em nosso site, divididos por cidade, com endereço, horário de funcionamento, nome do tira-gosto concorrente e telefone de contato. Tudo para facilitar a montagem do roteiro da botecagem de vocês!
Então, para finalizar, convidamos a todos para começar a botecagem nesta sexta, com o início do concurso. Não se esqueçam de preencher as cédulas de votação corretamente, visitar seus botecos preferidos, conhecer os novos participantes e torcer pelo tira-gosto mais gostoso! Nos vemos pelos botecos e boa botecagem!
3

Curiosidades sobre o Queijo Minas

O queijo minas é o ingrediente obrigatório em todas as cidades participantes do Comida di Buteco em Minas Gerais. Mas você sabe como é produzido e qual é a capacidade produtiva do queijo minas em Minas Gerias? Preparamos este post para mostrar um pouco mais deste rico pedaço da cultura mineira para vocês. 
Um bom queijo minas artesanal é feito do leite ordenhado logo pela manhã. Após adicionar o pingo e o coalho, espera-se em torno de 45 minutos para poder cortá-lo, coar e separar o soro da massa.  O queijo então é espremido, enformado e salgado, na maioria das vezes com sal grosso, para que no final da tarde o soro possa ser aproveitado em outras receitas como, por exemplo, para fazer ricota. Ao retirar o sal grosso, vira-se o queijo e se usa o mesmo sal no outro lado, deixando escorrer a noite inteira. No dia seguinte, retira-se novamente o sal, faz-se a limpeza do queijo e o coloca para maturar. A maturação depende da época do ano, mas acontece geralmente em um período de 10 a 30 dias, no mínimo.
O líquido mais grosso que escorre do queijo, de uma coloração dourado-esverdeado, é o que chama-se de “pingo“: nada mais do que um tipo de fermento do queijo. Ele é usado no dia seguinte pra produção de novos queijos, iniciando novamente todo o processo descrito acima.
O queijo do Serro foi reconhecido em 2002, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA), como “Patrimônio Imaterial” e desde 2008 ganhou reconhecido nacional, pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) que o classificou como “Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”.
O Brasil é o 6º maior produtor mundial de queijo e a indústria queijeira mineira coloca 215 mil toneladas de produtos por ano no mercado (mas não apenas o Queijo Minas). Metade de todo o queijo que o brasileiro consome – 3,4 kg per capita/ano – vem de Minas Gerais. Esse consumo per capita, ainda é pequeno se comparado aos USA (15 kg), à União Européia (13,1 kg) e Argentina (11,8 kg).

O diretor Helvécio Ratton - Foto por Universo Produção
Apesar de toda essa relevância, o queijo minas artesanal é proibido de circular fora do estado de Minas Gerais. Por causa disso, no ano passado, o diretor Helvécio Ratton produziu um documentário, chamado “O Mineiro e o Queijo“. O filme conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas Gerais no século XVIII, trazida pelos portugueses em busca de ouro. Além disso, faz um retrato das quase 30 mil famílias mineiras que hoje vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado. Confira abaixo uma “fatia” do vídeo, disponível no YouTube.
2

Ingredientes 2012: Queijo Minas

Para participar do Comida di Buteco 2012, os botecos das cidades de Minas Gerais tiveram que pensar em tira-gostos produzidos com um pedaço importante da cultura mineira: o QUEIJO MINASO queijo minas foi escolhido pensando na missão do Comida di Buteco, de resgatar a culinária de raiz. Ao mesmo tempo, é uma forma de “educar” os mineiros um pouco sobre as características e particularidades deste patrimônio tão valioso e não deixar que esse conhecimento se perca. 
Poderão fazer parte das receitas três tipos de queijo crus: queijo minas padrãoqueijo minas artesanal e queijo frescal. O queijo minas é o mais antigo e tradicional queijo brasileiro, com mais de 200 anos de história! Ele é produzido por coagulação enzimática ou por coalho, tem massa crua, é moldado na forma de um cilindro baixo de diâmetro cerca de duas vezes a altura (14 por 7 cm por exemplo) e pesa geralmente em torno de 1 kg. Seu processo de produção passa pelas etapas de filtração do leite, adição do fermento natural e coalho, coagulação, corte da coalhada, mexedura, dessoragem, enformagem, prensagem, viragens, salga seca e maturação. 

Banca de queijos no Mercado Central de Belo Horizonte. Foto por Alexandre Marino
Apesar de possuírem processos de produção muito semelhantes, existem características específicas dentre cada um dos três tipos de queijo válidos no concurso.
O queijo minas padrão apresenta crosta amarela e é branco leitoso por dentro, com corpo macio e amanteigado e sabor suave ligeiramente ácido. Apresenta-se com fundo ligeiramente amargo devido à cura. É produzido com leite pasteurizado, tornando mais fácil a sua comercialização. Na boca, é mais elástico, conferindo um sabor parecido com um queijo prato suave.

O chef Eduardo Maya, ao lado de Romilda e Zé Branco, produzindo queijos na fazenda Agro-Terra, em São Roque de Minas
O queijo minas artesanal deve seguir alguns critérios próprios e sua produção deve ser totalmente rural, em uma das regiões clássicas de Minas Gerais: Serro, Cerrado, Araxá, Serra da Canatra ou Vale das Vertentes. Essas são localidades que produzem os queijos mais tradicionais do estado. Para se obter um bom queijo minas artesanal, usa-se exclusivamente leite integral de vaca, colhido pela manhã e sem sofrer tratamento térmico. Este tipo de queijo ainda contém como ingrediente culturas lácticas naturais (“pingo”, “soro fermentado” ou “soro-fermento”), coalho e sal. Possui consistência firme, apresentando ou não olhaduras mecânicas (furos). Sua cor e sabor são próprios, com uma massa uniforme, isenta de corantes e conservantes.
O queijo minas frescal é obtido da simples coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. É considerado um queijo fresco, com uma validade técnica de uma semana e comercial de 30 dias.

(foto por jmarconi)
É importante apontar que, apesar de haver outros tipos de queijos produzidos dentro do estado de Minas Gerais (tais como parmesão, muçarela, prato, requeijão e outros queijos cozidos), esses não serão aceitos como ingredientes do Comida di Buteco 2012. Caso seja verificada a utilização única de algum queijo em substituição a algum dos quatro tipos definidos, o boteco será desclassificado. A partir do dia 13 de abril, os mineiros poderão se esbaldar em mais de cem tira-gostos diferentes, produzidos com a joia máxima do estado, o queijo minas.
3

Como funciona a votação do Comida di Buteco?

O chef Eduardo Maya, um dos sócios do Comida di Buteco, visita mais de mil botecos por ano, buscando possíveis novos participantes para o concurso. Mas este é apenas o início do processo que vai indicar, através do seu voto, qual o melhor boteco de uma cidade. Você sabe por quê é importante preencher todos os dados corretamente, durante a votação?
Quando você visitar um boteco participante e experimentar seu petisco concorrente, receberá a cédula de votação, que contém as categorias: sabor do petisco, qualidade do atendimentohigiene do bar e temperatura das bebidas. Após preencher seus dados, distribuir as notas de 0 a 10 e colocar a cédula na urna de votação, ela será conferida e validada pela equipe do Vox Populi. Se for detectado algum erro ou falta de informação, seu voto será descartado.
Por ter um público que, além de fãs e apreciadores, são também verdadeiros especialistas da botecagem, 50% do peso do resultado recai sobre os votos populares. Os outros 50% são de responsabilidade de um júri de convidados, que também avaliam as mesmas categorias. De ano em ano, uma parte dos participantes é renovada de acordo com a classificação geral, abrindo oportunidade para que novos botecos sejam inseridos no concurso.
Se ainda tiverem dúvidas quanto ao processo de votação, sintam-se a vontade para deixar suas perguntas em nossa caixa de comentários. Vamos  respondê-los, para que a partir do dia 13 de abril vocês tenham todas as informações para experimentar, votar e escolher os vencedores do Comida di Buteco 2012.
2

O que caracteriza um boteco do Comida di Buteco?

O chef Eduardo Maya, um dos sócios do Comida di Buteco, passa o ano inteiro visitando diversos bares e botecos, selecionando os possíveis participantes das próximas edições do concurso. Mas, quais são os critérios usados para identificar esses botecos? Quais características um boteco precisa ter para ser convidado a participar do concurso?
Primeiramente, buscamos botecos que tenham algum destaque em sua cozinha. Afinal, este é um concurso gastronômico! Então, as primeiras dicas que prestamos atenção são aquelas de “o boteco da Maria tem uma empada de feijão divina” ou “aqui neste boteco fazemos um torresmo com queijo que é fantástico”. Mas não basta ter uma boa cozinha para nos conquistar.
“Aqui do lado de casa tem um bar que é também casa de shows. E conheço outro que faz parte de uma rede internacional de botecos. Eles podem participar do concurso?” Não. Apesar de gostarmos de todos os tipos de bares e acharmos que estes modelos também  possuem um papel importante, não é com essas características que o Comida di Buteco se identifica. Muitas vezes esses bares já nasceram planejados para serem um negócio maior, com investimentos de terceiros, visando se tornar grandes empreendimentos. Alguns até tentam imitar a estética dos botecos através de sua arquitetura.

Lora (no centro) - Bar da Lora, em Belo Horizonte
Para o Comida di Buteco, é importante que o bar tenha surgido de forma espontânea. Damos valor àqueles estabelecimentos que nasceram na garagem da casa de alguém, ou que tenha o dono e sua família envolvidos no dia a dia do boteco. Aliás, ter o dono à frente da cozinha ou do atendimento, envolvido e participando dos processos do boteco, é uma das características mais legais entre os participantes do concurso. É o que dá “tempero” à casa, que ajuda a resgatar a culinária de raiz. E é este o modelo de botecos que se enquadra no Comida di Buteco.
Agora que você já sabe porque alguns botecos são selecionados para o concurso e outros não, é só aguardar a liberação da lista oficial de participantes, no dia 13 de abril. Até lá, continue nos acompanhando para saber de outras novidades e informações sobre o Comida di Buteco 2012.
10

O Comida di Buteco 2012 está chegando!

“Chegou a hora de provar que você entende de boteco”. É com este espírito que preparamos as mesas e aquecemos os fogões para a edição 2012 do Comida di Buteco, neste ano com 16 cidades participantes.
A partir do dia 13 de abril, começa o maior concurso gastronômico do Brasil, nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador e Uberlândia. Vocês poderão visitar os quase 400 botecos selecionados como participantes do Comida di Buteco 2012, degustar os tira-gostos concorrentes, dar notas às categorias do concurso e torcer pelo seu boteco preferido. Tem cada petisco mais gostoso do que o outro!
Para as cidades de Minas Gerais, escolhemos o queijo minas (minas artesanal, minas padrão e frescal) como ingrediente obrigatório dos bares participantes. Já os botecos de Goiânia terão que trabalhar petiscos que levem guariroba, milho ou baru. Qualquer um dos três ingredientes é válido, e nada impede que o concorrente crie um prato com todos eles. Se você não conhece algum desses ingredientes, em breve nós vamos explicar cada um deles. As demais cidades poderão trabalhar livremente os ingredientes de seus petiscos.
Além disso, a cidade de São Paulo fará parte do circuito a partir de junho. Por lá, serão 50 botecos, divididos entre as cinco áreas da cidade. Dessa forma, as pessoas conseguem realizar ao menos um “mini circuito” nos botecos próximos a suas residências, sem favorecer uma região mais do que outra. A mecânica de votação será a mesma e, desta vez, não serão cobrados ingredientes obrigatórios. Portanto, se você quiser prolongar um pouco mais o período do concurso e vai estar na capital paulista durante o mês de junho, te convidamos a conhecer os petiscos e botecos participantes desta cidade.
Fique atento ao nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais para mais informações sobre o Comida di Buteco 2012. Botequeiro de verdade não fica de fora dessa eleição!
0

Venha “CURTIR” o Comida di Buteco no Facebook!

Nós, do Comida di Buteco, temos como um de nossos objetivos a democratização do boteco, mostrando-o como um ambiente para a socialização familiar, amigável. E as redes sociais tem nos ajudado nessa missão, pois nelas criamos uma enorme “mesa de boteco”, onde todo mundo pode conversar igualmente, esclarecer dúvidas, ficar informado sobre as novidades do concurso, além de receber conteúdo exclusivo, produzido especialmente para enriquecer o papo de boteco de nossos queridos botequeiros.
No Facebook, em especial, estávamos presentes de duas formas: um perfil e uma fanpage. Mas qual é a diferença entre cada uma delas? O perfil funciona como qualquer outra conta pessoal no Facebook, mas a fanpage nos permite um nível muito maior de interação e contato com os fãs do Comida di Buteco. Através dela, podemos ter um número quase infinito de fãs, ao contrário do perfil, que permite somente 5 mil amigos. Podemos criar abas com conteúdo ainda mais personalizado e exclusivo, inclusive promoções, como a que fizemos no fim do ano passado, onde você podia ganhar um kit de copos do Comida di Buteco. Isso tudo sem perder a velocidade e facilidade que o Facebook permite.
Como alcançamos o limite de amigos no perfil, vamos focar nossas interações para a página do Comida di Buteco. Se você já é amigo do Comida di Buteco, mas ainda não é fã da nossa página, basta dar um curtir neste link: https://facebook.com/comidadibuteco para ficar por dentro das promoções, ações e informações que lançarmos. Nos vemos por lá!
0

Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro

Hoje é o dia de São Sebastião, o santo padroeiro do Rio de Janeiro.

Foto por Fly For Fun
De acordo com a lenda, na batalha final em que Estácio de Sá expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. O dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro.
De lá pra cá, o Rio de Janeiro já foi capital do império português, capital do Brasil, se tornou uma das cidades mais importantes do país, entrou para o circuito do Comida di Buteco, é reconhecida como uma das mais belas cidades do mundo e possui um carnaval de deixar qualquer gringo de queixo caído! Que São Sebastião continue abençoando essa cidade maravilhosa!
18

Comida di Buteco 2012 vem aí!

A edição 2012 do Comida di Buteco promete muita coisa boa para o maior concurso gastronômico do Brasil. E como, para nós, promessa é dívida, vamos adiantar algumas novidades já confirmadas para o ano que vem.
Primeiramente, a cidade de São Paulo chega ao circuito no dia 1º de junho. Serão 50 botecos na capital paulista, divididos dentro das cinco regiões da cidade. Não será necessária a criação de um novo petisco para concorrer, os donos dos botecos estão livres para inscreverem seus pratos mais populares nesta primeira edição.
Em todo o Brasil, serão cerca de 400 botecos participantes, em 16 cidades diferentes: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Ipatinga (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Preto (SP), Rio Preto (SP), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Uberlândia (MG). Permanecem os mesmos critérios e dinâmica de votos: Público e juri avaliam, com notas de 0 a 10, na higiene, atendimento e temperatura das bebidas. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Em todas as cidades de Minas Gerais, o queijo será tema para os petiscos criados pelos donos de botecos. Em Goiás, os ingredientes são o barú, a gueroba e o milho. Já estamos agendando diversos textos, explicando cada um dos ingredientes de 2012, para que vocês possam ter bastante conhecimento na hora de darem seus votos. Nas demais cidades, o tema será livre.
Qual a sua expectativa para o Comida di Buteco 2012? Que tipo de petiscos vocês estão ansiosos para provar?