terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EVENTOS ESPECIAIS DO BLOG PARA 2010



No Brasil, o ano começa em março. A rigor, março vem depois do Carnaval, das férias escolares, do que ainda resta de verão oficial e oficioso cá no hemisfério em que vivemos.
Dois mil e dez não será diferente, pois. Entretanto, a ansiedade do nosso Blog não vai nos permitir aguardar que março chegue; ou que abril, com suas chuvas mil, venha nos surpreender.
Eis algumas comemorações de 2010, nas quais nosso Blog achou por bem estar lá, inscrito:

► 95 ANOS DE HANSEN BAHIA (1915, Hamburgo-Alemanha – 1978, São Félix-Bahia-Brasil), artista xilogravurista alemão-baiano; muitas de suas gravuras expõe, nos momentos delicados de seus personagens, a intimidade e a extimidade de uma cidade ao modo de uma fita de Moebius (Topologia): está dentro (intimidade), mas está fora (extimidade) no ato da torção para a colagem das pontas. HOJE, ÀS 19 HORAS ... TOD@S AO ICBA - SALVADOR.
► 100 ANOS DE NOEL ROSA - (1910, Rio de Janeiro-Brasil – 1937, Rio de Janeiro), compositor brasileiro; São 192 letras de sua autoria (e coautoria) como, p. ex. “Conversa de Botequim”:
“Seu garçom faça o favor de me trazer depressaUma boa média que não seja requentadaUm pão bem quente com manteiga à beçaUm guardanapo e um copo d'água bem geladaFeche a porta da direita com muito cuidadoQue eu não estou disposto a ficar exposto ao solVá perguntar ao seu freguês do ladoQual foi o resultado do futebol” ...

► 100 NOS DO CINEMA BAIANO (outubro de 1910 – outubro de 2010) – “A grande feira” , 1961, direção de Roberto Pires, e tantos outros filmes emblemáticos.
► 50 ANOS DA MORTE DE ALBERT CAMUS (1913, Mondovi-Argélia – 1960, Villeblevin-França), escritor francês de origem argelina, Nobel de Literatura de 1957. Autor de livros como “O Estrangeiro” (1942), “A Peste” (1947), e outros ...

► E nós com (tudo) isso?
► Nós vamos arregaçar as mangas e minerar a cidade nesses solos cultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário