domingo, 6 de dezembro de 2015

SE O SUJEITO LÍRICO AGNÓSTICO DE GIL QUISER FALAR COM DEUS ...

SE O SUJEITO LÍRICO AGNÓSTICO DE GIL QUISER FALAR COM DEUS ...

https://www.youtube.com/watch?v=qcbDHsWgEOA


{Tenho que caminhar pela estrada que no fim não vai dar em nada. Nada do que eu pensava encontrar ...}


Na avenida mais importantes da mais importante cidade do mais importante país, dois numerosos e conflituosos grupos trocam xingamentos, ódios e desamabilidades.


O outro, ateu, prega e doutrina defendendo que Deus não  existe.

Da varanda do terceiro andar, em pé e sorvendo uma xícara de café brasileiro de exportação, está o agnóstico.

Vários crentes, de lá de baixo, se dirigem a ele e o convidam: "vem pra rua!"

Diversos ateus, de lá de baixo, se dirigem a ele e o convidam: "vem pra rua!" 

Indiferente aos gentis  convites e sorridente,  o agnóstico cumprimenta a todos, sem distinção de grupo, crença ou ateísmo, e  elevando sua xícara de café e grita: "saúde!" ... mas permanece onde está ...  agora sentado à sua cadeira preferida.

Para o agnóstico, é inútil e ocioso o debate: Deus existe X Deus não existe, porque se Deus existir é impossível que Ele fale com o fiel tanto é impossível que este com ele fale mesmo através da oração, da prece, ritos, etc. Se Deus não existir ... Num caso e n'outro, de todo o  modo Ele não falará para que não caia no esgoto comum a todo ser humano: falta/desejo, imperfeição, linguagem e, et pour cause,  impossibilidade de ser, fazer, conhecer e de dizer tudo ... apesar da "sede de viver tudo ..." (Milton Nascimento). Se Ele falar deixará de ser Ele, onipotente, onipresente, onisciente, sábio, perfeito, infalível e outras virtudes (?) que preenchem as fantasias do mamífero falante.
Se Ele falar, reflete o agnóstico, sua fala se transfigurará em que idioma: coreano ?, inglês? árabe? ... qual será o Seu olhar, gestos ... culturalmente chancelados por um (e zilhões ) desses idiomas?

[".. se Deus não existisse tudo seria permitido" (Dostoievski - "Os irmãos Karamazov)

"... se Deus não existisse seria preciso inventá-lo" (Voltaire)]


Na composição "Se eu quiser falar com Deus" de Gilberto Gil, o sujeito lírico tem que fazer tanta coisa (ouçam a música, senhore(a)s ...!) se ele desejar falar com Deus que se torna impossível ele com Ele falar e Ele falar com ele. Falar é dialogar.

João diz a Maria: "Quero falar com você!" .Ela levanta o nariz, dá-lhes as costas e sai. Claro que houve diálogo; ela lhe espondeu.

Humanos só não falam com quem não fala: gato, cachorro, papagaio. Ah!, um ditado popular: "Quem fala demais dá bom dia a cavalo"

Tenho que caminhar pela estrada que no fim não vai dar em nada. Nada do que eu pensava encontrar ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário