domingo, 11 de outubro de 2015

EVA. VAMOS FALAR DE/SOBRE ELA, PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES.

EVA.   VAMOS FALAR DE/SOBRE ELA, PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES.

Já falei de Lilith. Preciso de falar de Eva. E, inevitavelmente, de /sobre Deus

Eva é/foi uma flor. E Deus um psicanalista freudiano/lacaniano.

Eva foi extraída da costela de Adão e, por esta razão divina e humana e botânica, reuniu dentro de si o androceu (a costela masculina) e o gineceu (seu próprio  ser feminino com as características que corporalmente diferem a mulher de um homem. Se ela era homem e mulher num só corpo reunia, soberbamente, o ideal de todo ser humano: ser uma flor e ter instrumentos naturais masculinos e femininos num só corpo, num só espírito. Num só corpo para manter relações sexuais consigo mesmo ... e não depender de ninguém para ousar nos iludir com o falso poder de nos "completar";  kkkkk

Mas ... fisicamente ser uma flor ainda não saiu do plano da fantasia. "Como é triste não saber florir", não é verdade    Pessoa? Não é verdade pessoas do mundo?

Onipotente, onipresente e onisciente como se fora  o inconsciente (a rima é inevitável) freudiano/lacaniano,  Deus submete Adão a um sono profundo e de sua costela tira Eva ou sua matéria prima. A costela está na parte SUPERIOR do corpo; inclusive o sustenta em convênio com a coluna vertebral. Ao fazer isso, Deus antecipa em zil milênios a frase de Lacan: "O único destino possível a uma mulher é ser mulher de um homem".

 Antes que me venham não as flores mas as pedras, melhor ser reducionista e popularesco, vou 'traduzir': "a mulher é 'mais' companheira do homem do que este dela"; o homem é mulher-dependente, mas a mulher não é homem-dependente (nem mesmo para engravidar). 'Traduzindo ainda: "atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher".

Deus eleva Eva, quero dizer a mulher a uma condição sublime; e, sem medo de ser feliz ou de ser apedrejado, a uma condição de superioridade em relação ao homem.

E Lilith, foi um 'mau passo', um 'erro' do Infalível, do Perfeito? Não. Lilith é um primeiro capítulo da biografia afetivossexual de Adão. Adão significa literalmente primeiro homem. Adão é o nome de um tipo de barro bastante conhecido nas olarias. Eva é um segundo e igualmente inesquecível capítulo dessa biografia adâmica.
]]
O mistério de Eva não difere do mistério de Lilith. Ambas são o mistério indizível. do feminino. Ambas são como "encadernações vistosas feita para iletrados" - como nos consolaria o poeta John Donne. Os iletrados, os analfabetos/mobralescos somos nós: os homens, as mulheres, o mundo.
 
***
ELEGIA: INDO PARA O LEITO
 
John Donne (1572-1631 - Londres)
 
Vem, Dama, que eu desafio a paz,
Até que eu lute, em luta o corpo jaz.
Como o inimigo diante do inimigo,
Canso-me de esperar se nunca brigo.
Solta esse cinto sideral que vela,
Céu cintilante, uma área ainda mais bela.
Desata esse corpete constelado,
Feito para deter o olhar ousado.
Entrega-te ao torpor que se derrama
De ti a mim, dizendo: hora da cama.
Tira o espartilho, quero descoberto
O que ele guarda, quieto, tão de perto.
O corpo que de tuas saias sai
É um campo em flor quando a sombra se esvai.
Arranca essa grinalda armada e deixa
Que cresça o diadema da madeixa.
Tira os sapatos e entra sem receio
Nesse templo de amor que é nosso leito.
Os anjos mostram-se num branco véu aos homens.
Tu, meu Anjo, é como o Céu
De Maomé. E se no branco têm contigo
Semelhança os espíritos, distingo:
O que o meu Anjo branco põe não é
O cabelo mas sim a carne em pé.
Deixa que a minha mão errante adentre
Atrás, na frente, em cima, em baixo, entre.
Minha América! Minha terra à vista,
Reino de paz, se um homem só a conquista,
Minha Mina preciosa, meu Império!
Feliz de quem penetre o teu mistério!
Liberto-me ficando teu escravo;
Onde cai minha mão, meu selo gravo.
Nudez total! Todo prazer provém
De um corpo (como a alma sem corpo)
Sem vestes. As joias que mulher ostenta
São como bolas de ouro de Atlanta:
Os olhos do tolo que uma gema inflama
Ilude-se com ela e perde a dama.
Como encadernação vistosa, feita
Para iletrados, a mulher se enfeita;
Mas ela é um livro místico e somente
A alguns (a qual tal graça se consente)
É dado lê-la. Eu sou um que sabe;
Como se diante da parteira, abre-Te:
Atira, sim, o linho branco fora,
Nem penitência nem decência agora.
Para ensinar-te eu me desnudo antes:
A coberta de um homem te é bastante
                                                                           
(Tradução de Augusto Campos)
 
***
 
Em 1932, fazendo uma conferência Freud,  foi insistente e abusadamente interrompido por alguém na plateia: "Dr Freud, Dr Freud, por favor fale-nos sobre a mulher!!!"  Dr Freud lhe respondeu: "Sobre a mulher pergunte aos poetas"
Sobre Lilith e Eva ... perguntemos aos poetas.
 
***
 
E aí o Dr. Deus, conceituado  psicanalista freudiano/lacaniano (não há vaga para os próximos mil anos) faz uma marcação ... nós deitados no divã:  Ele marca assim: "na cabeça de Adão e dos zilhões de homens subsequentes a Adão há sempre duas mulheres: a puta. a amada amante (Lilith) - mesmo que ela não exista com número de RG, CEP e CPF.i Eva é a esposa (passando pela mãe).  Com Lilith o homem imagina fazer tudo e mais alguma coisa na cama, na relva, na fazenda ...  Já  com a esposa a fantasia não é tão exuberante ..."
 
Agora pode ir. Até a próxima sessão. Ele levanta da poltrona, nós do divã , Ele abre a porta  e deixamos o consultório ainda meio zonzos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário