sábado, 14 de dezembro de 2013

A CIDADE DO FUTURO NOS CENÁRIOS DOS GAMES (1)

A CIDADE DO FUTURO 

NOS CENÁRIOS URBANOS 

DOS VIDEOS GAMES (1)





Série de textos escritos por  Vicente D. MOREIRA, antropólogo, especiaalmente para o Blogue CIDADE http://www.viverascidades.blogspot.com


Dentre os modernos jogos de video game,  estão os conhecidos pela sigla GTA /Great Theft Auto/ em português Grande Ladrão de Carros ... http://www.jogalo.com/jogos-de-gta/jogo-do-gta.html que tanto encantam e prendem jovens e adultos  horas a fo, olhos imóveis e presos   na tela da TV ou do PC (personal computer). Todos praticamente fascinados e hipnotizados diante das cenas de ação e de violência ... automóveis em alta velocidade, armas tão supermodernas como fictícias, invejáveis desempenhos atléticos, corporais e marciais, incansáveis e obstinados lutadores, e militares que dominam táticas e estratégias quase infalíveis (para não dizer técnica e  humanamente impossíveis), muito barulho, tiros, sangue, mortes, guerras que não dão chance à paz, combates e conflitos sem a menor possibilidade de trégua  ...


São urbanos, na  expressiva maioria dos casos, os cenários destes jogos e respectivos eventos, os quais mostram  cidades  sombrias, galpões abnadonados parece que há muito tempo, clima inquietante, pistas sem veículos (automóveis ou coletivos), ruas, praças e avenidas estranha e demograficamente esvaziadas, pouquíssimos  transeuntes em pleno dia ... 

... é assim a cidade que nos espera no futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário