A CIDADE DO FUTURO
NOS CENÁRIOS URBANOS
DOS VIDEOS GAMES (1)
Série de textos escritos por Vicente D. MOREIRA, antropólogo, especiaalmente para o Blogue CIDADE http://www.viverascidades.blogspot.com
Dentre os modernos jogos de video game, estão os conhecidos pela sigla GTA /Great Theft Auto/ em português Grande Ladrão de Carros ... http://www.jogalo.com/jogos-de-gta/jogo-do-gta.html que tanto encantam e prendem jovens e adultos horas a fo, olhos imóveis e presos na tela da TV ou do PC (personal computer). Todos praticamente fascinados e hipnotizados diante das cenas de ação e de violência ... automóveis em alta velocidade, armas tão supermodernas como fictícias, invejáveis desempenhos atléticos, corporais e marciais, incansáveis e obstinados lutadores, e militares que dominam táticas e estratégias quase infalíveis (para não dizer técnica e humanamente impossíveis), muito barulho, tiros, sangue, mortes, guerras que não dão chance à paz, combates e conflitos sem a menor possibilidade de trégua ...
São urbanos, na expressiva maioria dos casos, os cenários destes jogos e respectivos eventos, os quais mostram cidades sombrias, galpões abnadonados parece que há muito tempo, clima inquietante, pistas sem veículos (automóveis ou coletivos), ruas, praças e avenidas estranha e demograficamente esvaziadas, pouquíssimos transeuntes em pleno dia ...
... é assim a cidade que nos espera no futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário