ELIANA KERTÉSZ - 'AS GORDINHAS' - ESCULTURAS -
BAIRRO - ONDINA
SALVADOR - BAHIA - BRASIL

Lú Moura
Eliana Kertsz é uma artista plástica baiana, uma das mais importantes escultoras brasileiras da atualidade. Com mais de 10 anos de carreira partindo do contraponto da estética moderna e criando as charmosas “Gordas”.

Conhecida no cenário artístico e intelectual por criar apenas esculturas de gordas, Eliana justifica sua preferência: “Volumes, curvas, abundância, exagero e fartura. Assim que nascem minhas gordas. São generosas, sensuais e extravagantes”.
Formada em administração, a artista plástica fez carreira no setor público e na política da Bahia. Enquanto o mundo atual parte em busca da silhueta perfeita, Eliana Kértész se consolida cada vez mais criando apenas mulheres gordas.


Eliana assina também a criação de esculturas expostas em outros locais de Salvador, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Fortaleza e Estados Unidos.
Eu particularmente sou fã do trabalho de Eliana. Adoro esculturas em cerâmica e adoraria ter uma gordinha desta em minha casa! rsss…. O trabalho dela é inconfundível e extremamente marcante! Simplesmente lindas estas gorduchas!
Veja uma entrevista de Eliana Kertész para Jô Soares em 1995, no Programa Jô Soares Onze e Meia. Nesta época ela já idealizava colocar as suas gordinhas em tamanho natural nas ruas de Salvador. Assita o vídeo:
Nasci em Salvador e somente aos 66 anos de idade fui conhecer minha cidade natal. Decepcionou-me, principalmente, por estar esquecida, abandonada pelos poderes públicos. Como quase todas cidades litorâneas, os melhores pontos turísticos estão na beira mar. As esculturas das "Gordinhas" estão numa praça (bairro Ondina) e chamam atenção pela originalidade e graça. Um belo trabalho da escultora Eliana Kertész de entrega e carinho para com a cidade de Salvador.
ResponderExcluirVenha retorne a nossa Salvador agora, atualmente ela esta bem cuidada!! Esta assi. Dizendo Outra cidade. .linda
ExcluirAmo passar por Ondina e vizualizar as "meninas" principalmente pq foge ao que atualmente vivemos um modelo digamos imagem sarada..magra etc. E essa escultura representa a diversidade do que realmente somos e pertencemos ate que se vá o preconceito. Somos sim essas meninas!! Temos todad ela na nossa ancestralidade.
ResponderExcluir