quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VAMOS COMER CAPOTE?

VAMOS COMER CAPOTE?
]
]
 
Estava eu em Teresina (Piauí), quando amigos (de lá) me convidaram a comer capote. Após aceitar o convite, o prato iniclalmente não me despertou maiores curiosidades. Pensei tratar-se de carne de boi, já que este animal tem uma parte chamada fraldinha por que não teria também capote (?).
À mesa do restaurante é que observei que o tal capote (de ensopado) parecia uma galinha de cor bastante escura e um tanto dura. Disseram-se que aquela carne era de uma ave também chamada galinha d'Angola (aquela de porte curiosos e de penas pretas e brancas). Perguntei-lhes porque chamavam aquela ave, aquela prato de capote.
 


Responderam que era porque a tal galinha 'cantava' ou 'falava': capote! capote! capote!. E eu lhes disse que ao menos em Salvador desde criança eu sempre ouví-la 'cantar': "tou fraco! tou fraco! tou fraco!. Eles discordaram da leitura sonora baiana e insistiram no 'capote! capote! capote!. Da minha parte me dei como satisfeito e vencido pela versão dos amigos piauienses e comí o tal capote. Muito gostoso e muito bem temperado por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário