sexta-feira, 27 de novembro de 2015

HOJE TEM 'WHITE FRiDAY' (E NÃO SÓ 'BLACK FRIDAY') EM SALVADOR.


HOJE TEM 'WHITE FRiDAY' (E NÃO SÓ 'BLACK FRIDAY') EM SALVADOR.
ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS. DIA DE SUBIR, COM VESTES BRANCAS, A COLINA DO BOMFIM PARA SAUDAR, PEDIR E AGRADECER OS MILAGRES DE ASCLÉPIO/ESCULÁPIO.

ASCLÉPIO ou ESCULÁPIO são seres da mitologia médica grega e romana, respectivamente. Ele é pai de duas filhas: Higéia e Panacéia.

Higéia - de onde nasce a palavra Higiene em português - é a guardiã das práticas de prevenção à saúde como tomar banho, fazer exercícios físicos e mentais, lavar as mãos, higienizar sanitários. Higéia também é patrona das CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar).

Panacéia - protetora da conduta medicamentosa, estimuladora do uso de remédios e práticas curativas em geral. Ela é objeto do nosso desejo de encontrar a panacéia para todos os males do corpo, da mente e da sociedade.
Muito antes de Cristo, gregos e romanos (e baianos - agora 2015 depois de Cristo!) todos sempre prestigiaram e deram graças a Asclépio/Esculápio. E o fazem/faziam através de rituais mágico-religiosos como atirar moedas na fonte do templo e nele pendurar pequenas esculturas em madeira de pés, mãos, cabeça, braços ... (o que chamamos de ex votos) para agradecer, alegre e fervorosamente, as graças que Ele proporcionou a estes fiéis. Curando-lhes enfermidades, dores, edemas e agravos em geral nos pés, mãos, cabeça, braços ...

Na sala de milagres do Asclépio/Esculápio baiano, mais conhecido como Senhor do Bomfim e Oxalá ... nos sentimos gregos e romanos. E baianos.

Commen

Nenhum comentário:

Postar um comentário