sábado, 28 de novembro de 2015

UMA FEIRA POPULAR RECEBE TOMÉ DE SOUZA E TRIPULAÇÃO.

UMA FEIRA POPULAR RECEBE TOMÉ DE SOUZA E TRIPULAÇÃO.

Em março de 1549, ao descer dos pequenos barcos que traziam Tomé de Souza e sua tripulação das grandes naus à então e nunca mais tão bela Salvador, uma preocupação dominava todos: o que comer já que estava chegando ao fim o  estoque da comida armazenada nos navios. 

Dominados por essa preocupação, pisaram no pier natural (atual Porto da Barra), subiram a (atual) Ladeira da Barra, os hoje assim chamados  ... Largo da Graça, Corredor da Vitória ... até que chegaram a um largo, debruçado sobre o mar, onde mais tarde levantariam um muralha (a que chamaram Portas de Santa Catharina) para . A outra porta foi construída no (atual) Largo do Pelourinho, as Portas do Carmo com o mesmo objetivo: defender a embrionária cidade dos ataques dos Tupinambá.(escreve assim mesmo sem o S pois não se trata de uma palavra em português e sim em Tupi)

Esse largo (hoje Praça Castro Alves).já pertencia ao povo como o mar pertencia às  embarcações. Tanto era do povo que índios e brancos de várias origens europeias  (que chegaram em terras baianas primeiro que os colonizadores portugueses) se misturavam a vender frutas, carnes salgadas. hortaliças colhidas numa baixada irrigada depois chamada Tabuão - fora das Portas do Carmo.
Tomé de Souza e seus comandados se entregaram às compras e escambos com vistas ao abastecimento e à alimentação desses recém chegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário