sábado, 7 de novembro de 2015

"NÃO ME INVEJE, TRABALHE"

"NÃO ME  INVEJE, TRABALHE"


No trânsito, sempre vejo esta frase afixada no vidro traseiro ou na chaparia de carros. Muitas vezes, o automóvel - idade avançada, epiderme deteriorada e mal conservado - não causaria tanta inveja; o que me leva a crer tratar-se de motorista bem humorado(a), auto irônico(a), do tipo que não se leva a sério ...  ou, delirante, está  divorciado(a) da sua própria realidade.

Os automóveis que realmente têm tudo para despertar nossa inveja ou nos fazer cobiçar o carro do próximo tão próximo que o tão belo e o tão moderno modelo  está  de nós, fisicamente e tão distante de nossos bolsos. Estes seres invejados não apresentam (e nem precisam apresentar) advertências  ou lições de moral como esta: "NÃO ME  INVEJE, TRABALHE"

E se o aviso fosse "NÃO ME  INVEJE, ROUBE" (??? ...)  Será que o(a) motorista poderia ser autuado(a) e processado(a) por incitação ao crime? Caso positivo, então as leis teriam que condenar também o dito popular: "QUEM NÃO ROUBA E QUEM NÃO HERDA FICA RICO UMA MERDA!"

(A propósito, o certo é ROUBAR ou ROBAR? O certo é NÃO ROUBAR)

"QUEM NÃO ROUBA E QUEM NÃO HERDA FICA RICO UMA MERDA!" Gente, esse ditado é tão antigo, antiquíssimo. É do tempo em que "bicho falava", "se amarrava cachorro com linguiça" e que "Adão vendida cuscus na feira".

De tão antigo será que já não prescreveu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário