domingo, 3 de maio de 2015

SALVADOR -DAS PROFECIAS DE INUNDAÇÃO E A FÉ NA SALVAÇÃO


Não se afobe não
Que nada é pra já
O amor não tem pressa 
Ele pode esperar
(...)
Equem sabe então

O Rio será
Alguma cidade submersa
(...)

("Futuros Amantes" - Chico Buarque)

Não apenas o Rio, caro Chico Profecias asseguram que Salvador (seguindo o caminho das demais cidades litorâneas do Brasil e do  Mundo) será também uma cidade submersa; irá desaparecer sob as águas do mar. 



A vasta praia de Copacabana é resultado de sucessivos e caros aterros.  O bairro do Comércio, em Salvador,  também. Neste bairro, Cidade Bixa, temos a Rua Guindaste dos Padres, colada à encosta. Tem esse nome porque os carregadores facilmente tiravam dos barcos, em plena areia, as mercadorias elevadas e descidas pelos guindastes dos padres jesuítas que moravam e trabalham - la no alto - no Colégio dos Jesuítas - depois Faculdade de Medicina (Terreiro de Jesus - Cidade Alta)



No belo barroco inglês do prédio da Associação Comercial da Bahia, o pátio se eleva metros acima do solo para que a ãgua do mar não invadisse o imóvel.






Voz da natureza, voz do povo ou voz de Deus: um dia o mar tomará de volta o que lhe roubaram.



Salvador bem que poderia se chamar também, no dia-a-dia do hábito. de SOTERÓPOLIS, ou seja, CIDADE DA SALVAÇÃO (Sotero+polis), posto que os que ai nascem são denominados soteropolitanos. E não salvadorenhos ... que ai já é outra história. 

De que salvação Salvador pode nos salvar e a seus filhos? Se a salvação envolver a vida pós-morte disso pouco podemos falar. Mas, no reino deste mundo as salvações são muito claras e palpáveis: salvar da violência, dos desabamentos, das dívidas, da fome e da pobreza, das doenças e epidemias, do raio que nos parta ... e das manifestações zangadas, exuberantes e avassaladoras dos quatro elementos que, segundo os gregos antigos, compõem o universo: terra, fogo, ar e ... água.




A Grécia Antiga religiosa era também marcada pela mística do soteros, isto é, da salvação.  Adorava-se o deus Asclépio - ou Esculápio - pai de Higéia (donde vem a palavra  higiene e sua apologia, da vacinação ...) e de Panacéia (gestora da cura, dos medicamentos e da automedicação). Fiéis costumavam atirar moedas na fonte consagrada a essa divindade ou oferecer pés, braços, crânios de madeira ... para pagar promessas e agradecer pela cura de alguma doença.




Em Salvador, a salvação reside também  na 'sala dos milagres' (e seus ex votos e fotos) da mansão da misericórdia na sagrada colina onde habita o Esculápio baiano - o Senhor  do Bomfim.




Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário