quarta-feira, 13 de maio de 2015

ERUDIÇÃO NO FILME "OS VINGADORES 2"

ERUDIÇÃO NO FILME "OS VINGADORES 2"

A certa altura do filme Ultron, personagem metálico (um robô?) e lider  dotado de inteligência artificial, faz três  referências diríamos eruditas :

1 -  perguntado como faria para repovoar o mundo (a Terra) depois de destruí-lo. Ele responde: "pergunte a Noé".  Nesse instante, o sempre narcisista Ultron se compara a Deus, à Sua   benevolência, misericórdia e ao Seu poder paterno/paternal/punitivo/vingativo ("Os vingadores" é o nome do filme)   quando Ele ordenou que baixassem as águas pondo fim à   quarentena do Dilúvio.


2 - diante de uma pedra ele diz: "sobre esta pedra construirei a minha igreja - a frase que Cristo dirigiu a Pedro.

3 - Ultron ainda: "como disse o homem, o que não me mata me fortalece". Uma "paráfrase" clara ao pensamento de Frederico Guilherme Nietzsche: "O que não me mata só me fortalece",

O diretor ou o roteirista não poderia fazer com que Ultron mencionasse a fonte (Biblia Velho e Novo Testamento) ou Nietzsche - como exigiria um professor orientador do texto de seu orientando, autor de artigo, monografia, dissertação o tese.


Mas Ultron não faz as 'devidas' referências, Talvez por se tratar  de um texto/uma fala  dramático(a). Fazê-las poderia soar um tanto esnobe mesmo para um esnobe como  Ultron, Porém,  o  que me parece mais plausível que isto, é que  ele desdenha -  todo o tempo/todo o filme -  das conquistas da inteligência humana, Daí o tom irônico do ... "como disse o homem"  e das citações bíblicas quando ioniza o ser humano, Noé e Jesus Cristo.

Talvez alguns espectadores cristãos possam se sentir ofendidos com o claro desprezo pelo conhecido livro sagrado. Talvez sim talvez não; porque quando Ultron manda perguntar a Noé a platéia ri coletivamente - embora um riso amarelo e de pouca duração. E quem sabe (!) um riso mais envergonhado que engraçado ante a surpresa do inesperado da resposta ultroniana.


Mas quem liga a frase "como disse o homem, o que não me mata me fortalece" ao seu autor, Nietzcshe, pode ser dominado pela dúvida: ignorancia repetitiva ("ouvir o galo cantar e não saber onde") ou desprezo mesmo pelo humano (demasiado humano)

 Vale a pena assistir e conferir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário