sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TOTEM URBANO - PONTE D. PEDRO II - BAHIA - BRASIL




TOTEM URBANO 

PONTE IMPERIAL D. PEDRO II 

(SOBRE O RIO PARAGUAÇU)


CACHOEIRA - SÃO FELIX

 BAHIA - BRASIL






 



Photographer's Note



A ponte D. Pedro II cruza o rio Paraguassu, ligando as cidades de São Félix e Cachoeira. Do lado de Cachoeira a ponte começa no Cais da Manga e termina 
em frente à Matriz do Senhor Deus Menino, em São Félix. Trata-se de uma ponte metálica, executada na Inglaterra e inaugurada em 1885. 



A vigas são em treliça de banzos paralelos com múltiplas diagonais nos dois sentido, sem montantes. Por autorização formal do Imperador, foram fixadas as armas imperiais sobre o fecho da ponte.



A idéia da construção deve-se à disputa de rivalidades entre as duas cidades vizinhas. Levando em conta apenas a finalidade principal de escoamento da produção mineral da Chapada Diamantina, a ponte não era necessária. Os trens da estrada de Ferro Central da Bahia precisavam apenas chegar até São Félix, pois o rio é navegável. Entretanto, a cidade vizinha Cachoeira, que era a segunda do Estado, não poderia perder a oportunidade e desejou ver realizado o sonho de cruzar o Paraguassu. Com a ponte poderia incorporar à cidade o distrito de São Félix e ter aceso à região das lavras.


A superestrutura, que estava encomendada na Inglaterra, começou a ser montada em 1883, tendo sido usados guindastes a vapor funcionando sobre os trilhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário