segunda-feira, 10 de agosto de 2015

FEIRA DE SANTANA - BA - VAQUEIRO EM EXPOSIÇÃO

fonte - Portal da UEFS
Museu Casa do Sertão celebra em exposição o ofício do vaqueiro 
                    

 
Com o objetivo de celebrar o ofício do vaqueiro, uma das figuras mais emblemáticas da cultura sertaneja, bem como difundir seus saberes e fazeres, está em cartaz no Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a exposição Festa de Vaqueiros.  A mostra reúne 78 peças do acervo do Museu e 88 fotografias de coleções particulares, oriundas dos municípios de Feira de Santana, Tanquinho, Candeal e Riachão do Jacuípe.
 
A exposição permite conhecer aspectos da religiosidade e dos festejos em torno das comemorações ao Dia Nacional do Vaqueiro, celebrado em 20 de julho, além de discutir a importância do vaqueiro  para a formação da identidade cultural da Bahia sertaneja.
 
 
 
 
 
Com isso, Sr. Ramiro. Exposição de Vaqueiros 2015 - Museu Casa do Sertão
 
busca-se ampliar conceitos em torno da diversidade cultural do semiárido baiano, bem como do processo de povoamento e colonização da região de Feira de Santana.
 
Os visitantes também poderão conhecer a arte de Vicente Paulo que apresenta elementos do mundo rural do distrito de Jaguara, local onde nasceu, com os animais da pecuária confeccionados em cerâmica e revestidos com resina epóxi, através de uma visão particular do artesão. Sua inspiração é fruto da observação do dia a dia, das épocas difíceis assoladas pela seca e urubus fazendo banquete com os restos dos animais mortos pela fome, uma visão desoladora.
 
A exposição fica em cartaz até o dia 18 de setembro. É apresentada ao visitante na Sala de Exposições Temporárias Dival Pitombo, com a temática do Ofício do Vaqueiro, e se estende em todos os espaços da unidade museológica, abordando desde o lúdico infantil, aspectos da solidariedade dos vaqueiros, religiosidade expressada através da missa e a celebração da Festa de Vaqueiros na Sala do Couro Eurico Alves Boaventura.
 
Outras informações e agendamentos através dos telefones (75) 3161 8754 e 3161 8751 ou pelo e-mail agendamentomuseucasadosertao@gmail.com. 
Feira de Santana, 4 de agosto de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário