sábado, 21 de setembro de 2013

CURITIBA - UM FIM DE SEMANA CURITIBANO

CURITIBA - UM BEIJO APAIXONADO DESTE BLOGUE CIDADE


UM FIM DE SEMANA CURITIBANO


CURITIBA - PARANÁ - BRASIL



"Domingo

Canto dos passarinhos

Doce que dá para pôr no café"

Paulo Leminski - poeta curitibano



***************************


fonte - Notícias

Dicas para um

 final de semana

 tipicamente Curitibano



Você que sempre acompanha a gente sabe que nós do hagah

adoramos um desafio – já viu o nosso para comer com apenas 

R$10 na feirinha da Osório? O novo desafio agora é preparar um

 roteirinho para curtir o final de semana em Curitiba de maneira 

bem... curitibana!


Feirinha do Largo, MON, Boca Maldita, Santa Felicidade... 

Veja o que fazer no sábado e no domingo em Curitiba


Mas todo desafio precisa de regras e um kit de sobrevivência! Vamos determinar aqui então! 

» Ciclovias em Curitiba » TOP 10 dos pontos turísticos que você precisa conhecer em Curitiba

Regras básicasPrimeira Regra - Não estará neste roteiro nenhum shopping

Segunda Regra - Vamos usar o transporte público, percursos a pé ou táxi, para viver a cidade de fato.

Terceira Regra - O roteiro vale independente do clima. Chuva, sol, frio, neve, etc...

Elementos básicos- Guarda-chuva (pode ser pequeno, de bolso)
- Cartão de ônibus (para sábado) e moedas de R$ 1 (para o domingo) 

- Mapa turístico da cidade
Como seria um final de semana bem curitibano? Separe um dinheirinho no bolso e que venha o final de semana!
Sábado

curitiba



09h – Boca Maldita (tempo estimado de permanência: 3 horas )Ponto de referência da cidade, a região da Boca Maldita é o nosso ponto de partida. O comércio da XV de Novembro (e de outras ruas do centrinho) ainda está aberto até o início da tarde. Tem uma Livrarias Curitiba com as novidades na vitrine, os cafezinhos característicos da região, o tradicional Bar Triânguloe, se você tiver sorte, ainda pode dar risadas com os showzinhos dos palhaços e sombras brincando com quem passe pertinho dobondinho



Uma manhã bem aproveitada por ali requer uma engraxada nos sapatos na Boca do Brilho, ver os recreadores brincarem com quem passa nos joguinhos de tabuleiro gigante na Osório (em alguns sábados apenas) e ver os quadros dos artistas locais – assim como os músicos de rua. Ferve cultura, ferve de gente e é apenas o início do final de semana...
curitiba


12h – Feijoada básica (tempo estimado de permanência: 2 horas e 30 minutos)É sábado, portanto dia de feijoca! A nossa escolha é a do Bife Sujo, até mesmo pela proximidade com a Boca Maldita. O lugar é tradicional em Curitiba e o clima boêmio até parece dar um gostinho especial para a cumbuca – que no sábado é super caprichada! As caricaturas nas paredes e os quadrinhos com personagens de séries de TV antigas ajudam na digestão pós-almoço... 


» Feijoada em Curitiba é com o hagah! 

curitiba

15h – Parcão e MON (tempo estimado de permanência: 3 horas) Que tal ir no Parcão? Tome um táxi e vá até o Museu Oscar Niemeyer (o MON). O Parcão é do lado e atrai várias pessoas com seus cachorros - de tudo que é raça. Vale para conversar com os donos e donas, fazer amizades e brincar um pouquinho com estes cachorrinhos. Apesar da maioria dos donos dos cachorrinhos recolherem os dejetos dos bichinhos, tome um pouco de cuidado onde você anda - vai que você pisa onde não deve? A arquitetura do museu encanta também e os barzinhos do ladosão convidativos para uma cervejinha ou suco.

curitiba

18h – Avenida Batel (tempo de permanência: até quando aguentar) Noite chegando um barzinho vai bem. Os bares da Batel são famosos por serem ecléticos. Pegue um táxi e peça para ir até um dos bares do Quarteto Fantástico, mais precisamente no Taco El Pancho



Vai ter gente cantando parabéns para algum aniversariante lá dentro em uma mesa reservada, pai levando a família toda (até mesmo os filhos pequenos) para comer um Ultimate Nachocompleto, casais apaixonados comendo pratos mais elaborados e gente tomando tequila – com direito ao tequileiro louco! Ou seja, todas as facetas possíveis estão presentes lá. Peça um Nacho Caliente ou mesmo um Arriba Dog, cachorro-quente mexicano.
E o sábado termina quando você quiser!
Domingo 

curitiba



09h – Feirinha do Largo da Ordem (tempo estimado de permanência: 3 horas) Este é tradicional mesmo! A Feirinha do Largo da Ordem é bom para comer um pastel ou mesmo comprar artesanato. E as atividades não param por aí! Exposição de carros antigos, grupo de motociclistas, quadros feitos por artistas da cidade, gente fazendo arte, turistas para todos os lados! Um chopinho no Tubascai bem e vale ver também as antiguidades – de revistas aos aparelhos de som, passando pelos discos de vinil. Mais curitibano impossível!
curitiba


12h – Santa Felicidade (tempo estimado de permanência: 3 horas)Almoço bem característico em Santa Felicidade. Vá de ônibus (tem linhas que partem dali, do lado da feirinha, e vão até o bairro gastronômico por um real, o preço de domingo) ou de táxi e almoce no Velho Madalosso! Frango de tudo que é tipo (fritinho com alho, no espeto, etc) polenta frita, risoto, uma carninha bem temperada... Após o almoço dê uma caminhada nas lojinhas de artesanato ao redor do restaurante ou compre uma garrafa devinho colonial. Leve Santa Felicidade com você!

curitiba


15h – Parque Barigui (tempo estimado de permanência: 4 horas e 30 minutos) Vá até o Parque Barigui, o maior e mais famoso da cidade. Se quiser, pode optar por seguir até o terminal do Campina do Siqueira e pegar o Interbairros II (o verdão), que no final de semana segue até o parque. E curta a tardezinha lá! Se quiser dar uma corridinha, tem pista de cooper junto ao lago! Se quiser uma cervejinha, tem barzinhos também. Quer apenas ver coisas verdes, capivaras e pássaros mil, não precisa de muito esforço não... Entre um caldo de cana e um saquinho de pipoca vale dar uma passada no Museu do Automóvel para ver, entre outras coisas, um dos primeiros carros de bombeiro da cidade.

curitiba

19h30 – Bar do Alemão (tempo estimado de permanência: até quando aguentar)Prefira um táxi para ir até o lugar em que começou o nosso domingo. Mas o destino agora é o Bar do Alemão, que desde 1978 atende turistas e curitibanos com a mesma empolgação – e o mesmo bom humor. Afinal, muita gente tem aqueles copinhos que vem dentro dos famosos Submarinos e que tem em seu fundo a inscrição afirmando que o potinho foi “roubado honestamente” . Peça uma tábua com salsichas alemãs e fique até dizer chega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário