sábado, 14 de setembro de 2013

EDENS URBANOS (1)

EDENS URBANOS (1)


As cidades em seus primeiros momentos mais e mais se afastam de um determinado  ideal de natureza, íntimo do bucolismo da vida campesina - já o dissemos em postagem anterior.

E neste 'afastamento' ocupa lugar de destaque a instalação de um equipamento chamado feira (de caráter fixo ou não). As origens das feiras coincidem com as origens das cidades ... mesmo quando o escambo media as relações econômicas e sociais entre compradores e vendedores de produtos como diríamos hoje agrícolas e pecuários fundamentalmente.

Feiras, porém, não são exatamente as culpadas, as por assim dizer vilãs desse afastamento. Na verdade, elas instituem um novo modus operandi na confeçcão das bases materiais da existência; um novo mundo de relações de produção.

Com feiras ou 'sem' feiras (é difícil para não dizer impossível ou impensável a existência de uma cidade sem sua respectiva feira ... permanente ou semanal), seres humanos vêm tentando resgatar, reinventar  o mítico jardim bíblico do Éden construindo jardins, parques, bosques no coração da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário