sábado, 27 de julho de 2013

DOMINGUINHOS E A CENA URBANA (3)

DOMINGUINHOS E A CENA URBANA (3)


Por ser de lá
Do sertão, lá do cerrado
Lá do interior do mato
Da caatinga e do roçado

(Lamento Sertanejo Dominguinhos e Gilkberto Gil)


Onde é "lá"?

"Lá" não é "aqui", não é "cá" Se "lá" é longe ... "acolá" é mais longe ainda.

No trecho, acima, de uma das mais famosas composições e interpretações de Dominguinhos, "lá" é o sertão seja dsso cerrado (centro do Brasil), seja da caatinga nordestina, seja do roçado ou qualquer outro lugar que, do mesmo modo, está no interior ... no interior do mato. O "cá" de onde o enunciador faz sua enunciação, esse "cá" é o litoral ... ou qualquer outro lugar... longe do sertão, do - por assim dizer - hinterland. Para quem está no litoral, o sertão é "lá longe"; para quem está no sertão, o litoral é o "lá longe"

O litoral, seu locus já o sabemos: é onde as pessoas ficam arrastando a costa quem nem carangueijo - como diriam o0 Frei Vicente do Salvador nos primórdios da colonização brasileira pelos portugueses.

E o sertão, onde é/está o sertão?

Responde Guimarães Rosa ("Grandes Sertões, Veredas"):

"Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pãos ou pães é questão de opiniães ... O sertão está em toda a parte"

Em fins do século XIX, Antonio Conselheiro profetizou que, cem anos depois,o sertão viraria mar e o mar voiraria sertão. Há - e não são poucos - que interpretam esse profecia como o anúncio de um tempo em que o mar secaria e o sertão seria inundado pelas águas. Avalio de forma diferente, até porque se o litoral é sempre molhado o sertão não é necessariamente seco; há rios, lagos e cachoeiras molhando o sertão. Interpreto que a profecia conselheiriana se cumpriu: hoje, e já faz muito tempo, que o longe/perto  mar sabe do longe/perto  sertão, tudo isso  ao mesmo tempo ... tempo real ,,, graças |à TV, à internet ...


Enfim, o senhor sabe, cada um como quer interpreta.




Vicente D. Moreira - especial para o Blogue CIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário