segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMVIVER COM A SECA, COMVIVER COM AS CHUVAS

COMVIVER COM A SECA, COMVIVER COM AS CHUVAS

Desde séculos e séculos antes de Cristo, os conhecimentos precientíficos, atravessando a Antiguidade grega, definiram a terra, o fogo, a água e o ar como elementos constituntes do universo físico. Desde então, toda a tecnologia que, humanos, inventamos não tem sido capaz de enfrentar esses potentes elementos com o sucesso  sonhado pela  nossa vaidade e pela  nossa vã filosofia.

Atravessamos todo o o século XX - apenas para citar exemplo temporal mais recente - ouvindo  discursos oficiais, políticos e técnicos que gritavam na defesa do combate à seca. Agora estes discursos tentam o convencimento geral de que temos que aprender a conviver com a seca - e não combater este (ainda) inevitável fenômeno atmosférico. Este fenômeno tende a afetar mais o campo que a cidade, porém esta última sofre com os excessos de chuvas ... as quais e agravam a mobilidade e o trânsito, alagam ruas, desabam imóveis pontes,  transbordam rios e esgotos e provocam deslizamentos de terra.

Não dá para combater as chuvas ... e sim conviver PROATIVAMENTE com elas ... orincipalmente nas cidades ... todas as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário