sexta-feira, 20 de março de 2015

A MAGIA DA POESIA: A ALMA IMORAL - TRECHOS

A Magia da Poesia: A Alma Imoral – trechos

Link to A Magia da Poesia  

Posted: 18 Mar 2015 12:26 PM PDT
>> Produtos para quem ama poesia: www.amopoesia.com.br

A Alma Imoral – trechos
“O herói do corpo é aquele que surpreende os outros e os seduz. Seus poderes são fazer uso do passado e de suas mágicas. O que já foi feito, visto, dito, falado e escutado passa a ser o instrumento para surpreender os outros. Já o herói da alma é aquele que surpreende a si mesmo e seus poderes são o que ainda não foi feito, visto, dito, falado ou escutado. (…) Enquanto o corpo se deleita com as conquistas da sedução, a alma o faz nas conquistas do assombramento pela surpresa.” (p. 46) 
“Cada vez que fazemos o esperado, reforçamos um padrão humano automático de torpor. Existe em nós uma tendência de querer agradar à nós, aos outros e à moral de nossa cultura. Com isso vamos gradativamente nos perdendo de nós mesmos. E o despertar é a capacidade de perceber situações horríveis em nossas vidas, tanto no plano particular como no social e cultural. desse “horror” surge uma nova forma de ser, uma nova forma de “família”, uma nova forma de “propriedade” e uma nova forma de “tradição”. A imutabilidade do ser e da família, da propriedade e da tradição é a proposta desesperada de negar a natureza humana, que é mutante e requer novas formas de “moral”.” (ps. 64/65)
“Aquele que não faz uso de todo o potencial de sua vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos os demais.” (p. 82)
(BONDER, Nilton, A Alma Imoral, Rio de Janeiro: Rocco, 1998.)

A peça também é imperdível:

a-alma-imoral

>> OBS.: Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou para receber as atualizações da Magia da Poesia. Desde 1999, trabalho no projeto deste site. Invisto meu próprio tempo e dinheiro para divulgar minha paixão: poemas. Aqui são divulgados apenas poemas de grandes poetas sem erros ou falsas autorias. Gosto de espalhar a poesia dos poetas que mais me inspiraram, mas respeitando os autores. Hoje temos uma média de 5 mil visitas por dia, muitos destes estudantes e professores. Se vê valor neste trabalho, por favor, considere fazer uma doação, única ou periódica: junte-se a nosso time de contribuidores clicando aqui. Qualquer compra em nossa loja virtual também ajuda. (Se não puder, tudo bem, é um prazer por si só levar até você poesia com cuidado e carinho.) 


Camisetas Amo Poesia

* Se recebeu este e-mail encaminhado de um amigo, cadastre seu e-mail aqui para continuar recebendo nossas atualizações diretamente na sua caixa postal. Se quiser se descadastrar a qualquer momento, basta clicar em "unsubscribe now", ao final de cada mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário