quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MEMÓRIA - 5 ANOS - ENCHENTE EM PARIS FAZ CEM ANOS

MEMÓRIA - 5 ANOS - ENCHENTE EM PARIS FAZ CEM ANOS

No dia 19 de fevereiro de 2010, nosso Blogue publicou postagem lembrando o centenário, então, da enchente de Paris, noticiando exposição de fotos na Galeria das Bibliotecas.

Atualizando ... ENCHENTE EM PARIS FAZ CENTO E CINCO ANOS

SEXTA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2010


ENCHENTE EM PARIS FAZ CEM ANOS

ENCHENTE EM PARIS FAZ CEM ANOS

A Galeria das Bibliotecas, em Paris, está expondo até 28 de março deste ano (2010) fotografias que mostram uma Paris tomada pela grande enchente de janeiro de 1910; e lamentada pela indignação do poeta Guillaume Apollinaire diante da miséria, fome e abandono dos parisienses mais pobres. Quando nós brasileiros vemos as fotos (pessoas remando, postes sob as águas, ruas inundadas ...), somos dominados por uma espécie de déjà vu futurista, pois cem anos depois (dezembro de 2009/janeiro de 2010) a população pobre São Paulo estaria padecendo de semelhante tragédia ... convênio entre o acaso da natureza e o descaso dos políticos.

Sobre a enchente de Paris (janeiro de 1910), o professor americano Jeffrey Jackson concedeu entrevista, há cinco dias, ao jornal Folha de São Paulo. Jackson, que leciona no Departamento de História do Rhodes College, em Memphis – EUA, é autor do livro Paris Under Water (Editora Palgrave Macmillan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário