segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CACHOEIRA - FILARMÔNICAS ENCANTAM PÚBLICO



Encontro de Filarmônicas encanta público da 
Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)

(Cachoeira - Bahia - Brasil)


Estavam presentes naquela praça, muito mais do que músicos e instrumentos. O que o público da Flica presenciou foi a história de duas das mais tradicionais e antigas escolas de música da Bahia, que juntas somam mais de dois séculos de memória musical. Aspecto destacado pelos presidentes de ambas as instituições. José Luiz Bernardo, líder da Lyra Ceciliana e também secretário de Cultura do município, chamou a atenção para a importância do encontro de duas das mais antigas filarmônicas do estado. Enquanto que o presidente da Minerva, Roberto Franco, destacou o trabalho social e de preservação cultural realizado pelas entidades.

“Destaco, principalmente, o trabalho extraordinário de formação de músicos que é realizado pela Minerva, que conta atualmente com 65 jovens e crianças matriculadas na Escola de Música Alcides Santos. E também a importante parceria firmada com a Escola de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que está restaurando um conjunto de partituras centenárias do arquivo da Minerva”, ressaltou Franco. Segundo ele, o projeto de restauração tem como objetivo, além de disponibilizar as peças para consulta pública, num memorial a ser criado, também dispor para apreciação do público, através da execução das peças pelos músicos da filarmônica.

Rivalidade e encanto

A Minerva Cachoeirana abriu o Encontro de Filarmônicas, com a peça As Ninfas do Amor, composta por Mathias de Almeida, no ano de 1910. Em seguida, as orquestras passaram a alternar as performances, brindando o público com um repertório que mesclava peças tradicionais e também populares. A plateia respondeu a cada uma das apresentações com aplausos efusivos. A histórica e saudável rivalidade entre as duas agremiações foi convertida num belo espetáculo musical, onde a cada participação os músicos e maestros pareciam melhorar as suas performances em busca de mais aplausos.

O resultado foi a alegria do público e dos organizadores do evento, que, em entrevista, declararam a satisfação com a experiência e sinalizaram a possibilidade da manutenção do Encontro de Filarmônicas como parte da programação oficial das próximas edições da festa. “A quantidade de pessoas que vieram à praça para prestigiar o evento é um sinal evidente do êxito da iniciativa. Como um dos autores da proposta de trazer as orquestras para a Flica, me sinto à vontade para defender, junto aos demais organizadores, a manutenção do encontro”, declarou Marcus Ferreira, membro da Coordenação da Flica.

Att.
Wellington Oliveira

(71) 8844-3422 | 9188-4225 | 8337-3376 | 9603-5398

Nenhum comentário:

Postar um comentário